Generalidades Filosóficas
 
     "Dominamos por necessidade as nossas paixões em nosso peito". -- Homero - Ilíada 
 
     "O melhor libertador do espírito é aquele que rompeu os vínculos que oprimiam seu coração e cessou de lamentar-se deles definitivamente". Ovídio - Remedia amoris 



     Estas são pequenas frases que me trazem um sentido muito forte.


     A primeira:
 
     “Dominamos por necessidade as nossas paixões em nosso peito”
 
     Talvez seja a frase mais simples que já li acerca do que é ética. A ética existe para frear nossos instintos naturais (instintos animais), nos legado pela evolução/seleção natural ao longo de milhões de anos, onde a sobrevivência era a única meta. 
 
     A natureza tem demonstrado de muitas maneiras que ela não é ética nem antiética, ela é simplesmente aética. Ela estruturou um sistema físico mental para a sobrevivência do mais bem adaptado. Ela não estava preocupada com a bondade, ou a maldade, que são valores meramente ligados a característica de sermos HUMANOS.
 
     Ao longo dos milhões de anos, a sobrevivência de nossos ancestrais ocorreu em ambiente inóspito, e em grupos pequenos. Apenas a cerca de dez mil anos nossa sociedade sofreu uma radical alteração, deixamos de ser nômades e nos fixamos, sedentariamente, a uma terra. Os grupos de Humanos cresceram, e nossa animalidade nos impossibilitava de sustentar estes grupos, com o mínimo de coesão.
 
     A Ética surge como uma necessidade de, freando nossos instintos mais naturais, nos permitir comportamentos onde pudéssemos pelo menos conviver com o mínimo de paz e cooperação.
 
     Nossas paixões estão intimamente ligadas aos instintos animais, não devemos confundir paixão com AMOR.
 
     O AMOR é sublime, elevado, tem um enorme sentido de doação, eu me dou na força do meu amor. O Amor é bem feitor, benevolente, puro, e reflete a nossa capacidade de construir juntos.
 
     A Paixão, não obstante ser prazerosa de sentir, parecendo nos elevar à luz, na verdade não responde ao nosso controle. Ela é bruta, é castradora, chega a ser destrutiva. Eu desejo na força de minha paixão. A paixão cega, e nos diminui. A paixão reflete nossos desejos e instintos mais básicos e naturais, que não se adéquam muitas vezes, ou a maioria das vezes, a uma vida digna em sociedade, que desejamos chamar de sociedade humana.
 
     Dominar nossas paixões é freá-la conscientemente por nossos valores e máximas éticas.
 
 
 
     Quanto a segunda questão:
 
     Pode a primeira vista parecer antagônica com a frase anterior. “Romper os vínculos que oprimiam seu coração” pode parecer em uma leitura irrefletida com “romper com a ética”, uma vez que esta freia nossas paixões. Porem a junção correta das sentenças é “DOMINAR nossas paixões é que nos liberta o espírito, por encerrar os vínculos que oprimiam nossos corações”.
 
      “O melhor libertador do espírito é aquele que rompeu os vínculos que oprimiam seu coração e cessou de lamentar-se deles definitivamente”
 
     DOMINAR NOSSAS PAIXÕES é um ato consciente, construído lenta e continuamente, através de um caráter adquirido pela nossa experiência de vida, e pela vontade de aprender e crescer; e não por um caráter animal que nos é imposto pela nossa genética ou por algum caráter artificial que nos seja imposto por padrões pré determinados por grupos civis, militares ou religiosos, que acreditam ter alcançado a sabedoria maior. 
 
     O caráter humano tem de ser construído individualmente, assim como a ética. Ninguém pode obrigar ou incutir caráter, ou ética, em ninguém. Pode-se sim, e deve-se, limitar o direito humano através de leis fortes e claras, mas isso é outro assunto.
   
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/06/2010
Código do texto: T2337703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.