DEPOIS DE SUBIR A SERRA...

Para ser alguma coisa nesta vida é como subir uma serra bem íngreme e bem alta. Como é longo esse caminho. São tantas pedras no caminho! São tantos os obstáculos que poucas pessoas conseguem chegar ao topo.

Chegar ao topo de uma serra é, simplesmente, se tornar um ser humano de verdade.

Toda pessoa tem sua própria serra para subir; uma maior, outra menor, mas toda pessoa, se quiser falar porque veio ao mundo, tem que subir sua serra.

Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue nem chegar ao pé da serra, porque não tendo nem o básico da vida, a energia que lhes resta é usada para correr atrás de alguma comida ou consumo.

Desde que me entendo por gente comecei a galgar minha serra pois já nasci dentro de uma. Quando jovem, me fizeram uma lavagem cerebral dizendo que para aprender subir a serra era preciso ir numa baixada primeiro aprender o intelectual. Este intelectual não é de todo ruim, só que desvia as pessoas para um caminho com poucas pedras, no qual se acomodam e não se preocupam em chegar ao topo da serra. Nesta baixada cheguei ao fosso porque não sabia ficar lá.

Como é bom para a pessoa estadada da baixada ganhar dinheiro sem fazer força física. Como é gostoso ser um doutor e ser chamado de doutor! Como é bom para uma pessoa bem qualificada financeiramente ter um carro novo e uma casa bonita. Mas nenhum diploma, nenhuma casa, nada substitui a subida de uma serra, apesar de todas as dificuldades que ela apresenta.

Durante a subida, em cada pedra que se pisa, se escorrega e cai, aprendemos alguma coisa. Depois de subir tudo, como ensinar outra pessoa a pisar numa pedra? Tem tantas pedras, tantos tamanhos, tantas cores! Tem tanta pedras que algumas ficam escondidas dentro de nossa própria casa.

Para uma pessoa aprender ela tem que subir sozinha porque não tem escola, não há ser humano que pode ensinar para outrem o belo e difícil saber de viver.

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 26/06/2010
Código do texto: T2342437