"NO MEN IN GANA"? - Taí a resposta!

Há algum tempo numa festividade envolvendo habitantes de Gana, um norte-americano vendo todos vestidos a caráter, com fantasias que incluíam saiotes para os dois sexos inqueriu: "No men in gana"?

As pessoas riram do `trocadalho', mas foi de muito mal gosto.

Hoje Gana usando a Jabulani, mostrou sua superioridade junto aos 'habanas', mostrando que os costumes culturais não assustam àqueles homens verdadeiros, que não merecem nenhum deboche, que no fundo esconde um preconceito racial, que espero tenha sido banido da América do Norte, com a eleição do presidente negro, meu irmão de raça, pois meu avô era mulato e consta que somos todos originários da África.

Precisamos pensar em nossas palavras, para não mostrarmos nossos preconceitos; devemos, isto sim, corrigi-los, para que não ajudem ao sermos julgados inseguros.

Fico pesaroso em ver uma nação que está despontando para o futebol ser desclassificada. Mas me lembro de um americano entrevistado há dias declarando "ser o futebol um esporte preferido pelas mulheres americanas, e acreditava que o basquete era um esporte preferido pelos homens". Ao ouvir tal afirmativa tive a vontade de perguntar-lhe se já aprenderam a jogar, depois que 'paizicos' como o Brasil estão provando que em esportes, em relações com o 'império' e com outros povos, começam a perceber falhas, verdadeiras omissões, como a crise financeira recente e as declarações vergonhosas de um general, desrespeitando a 'otoridade' do meu irmão de côr.

Isto posto, não me engano, tem HOMEM de peito e de bom futebol em Gana.

Só espero que a humildade americana faça-os aprenderem a jogar bola, para conseguirem impressionar às mulheres, já que elas gostam de ver os jogadores atuando. Isto inclusive me coloca uma questão: "Será que elas gostam dos jogadores, como homens do esporte ou como substitutos de panacas uisqueiros apagados?"

Cuidado gente, o Brasil pode não sair campeão desta Copa, mas tem algumas pessoas que ainda percebem coisas, como verdadeiros atos falhos, que dizem muito mais que o gesto errado, mal dito.

Durmam com a Jabulani debaixo do travesseiro, meus amigos. Sejam mais humildes e menos potoqueiros. Quem sabe consigam dormir sem a bubuzela soando sua derrota!

Parabéns, equipe de Gana!

_________________________

rdletras@drmarcioconsigo.com