Dicas de como ser autor de novelas

Quer ser autor de novelas da TV Globo? Não? Então pode parar de ler por aqui mesmo. Mas se a resposta for positiva a primeira coisa que deve fazer é deixar sua barba crescer e fazer uma cara meio assim de “pseudo-gay-intelectual”. Esse primeiro passo é muito importante. Se você for mulher pode pular essa primeira etapa.

A segunda coisa é escolher que tipo de novela você deseja. Se for do tipo “Manoel Carlos”, arranje uma boa atriz. Ela fará o papel da personagem Helena. Posso te dar uma dica? Escolha a Regina Duarte, seria bastante original e ela trabalha muito bem. Depois invente personagens ricos, muito ricos, extremamente ricos e que por serem extraordinariamente ricos, sofrem sérios problemas psicológicos. Você pode escolher entre cleptomania, bulimia, anorexia, esquizofrenia e por aí vai.

Se o tipo “Manoel Carlos” não te agrada muito, você pode fazer o tipo “igual a todas as outras novelas das 8” . Fica mais fácil ainda. Faça o seguinte. Crie três núcleos de personagens. Os pobres felizes que fazem festas com grupos de pagode famosos, os ricos tristes que são dominados pelo dinheiro e pelo poder e os de classe média que, de alguma maneira, se envolvem com os ricos ou com os pobres. Pronto! Você terá uma novela da Globo novinha em folha.

Não posso esquecer ainda das novelas de época. Essas são mel na sopa! Um núcleo aristocrata e um núcleo de escravos. Dentre os aristocratas, escolha um revolucionário que comerá a mocinha no fim da novela. A mocinha é filha do cara mais perverso da trama. Fim!

Se quiser fazer algo “diferente” escreva uma novela das “7”. Todas as personagens são engraçadas, alegres e divertidas. Duas personagens más. Um homem e uma mulher. É isso, bem simples não?

Última dica: não esqueça de fazer algo bem terrível com os vilões no fim de cada novela e casar todos os casais, se possível numa mesma cerimônia. È isso aí, boa sorte aos futuros autores da Globo! Te vejo no Vídeo Show!

Daniel Bayão
Enviado por Daniel Bayão em 07/09/2006
Código do texto: T234500