O SEGREDO

Conviver harmoniosamente dia e noite, noite e dia não é nada fácil. Ninguém melhor que Mariana para relatar esta saga. Afinal, ela está casada há 31 anos. O seu rosto sorridente e seu bom humor são provas de que vive um relacionamento estável e feliz. Tem muita gente querendo saber desse segredo. Os despeitados dizem logo que por aí tem um anjo ou anja? Será “ela” ou será “ele”?

Não tem ninguém que não fique estressado pelo menos um diazinho com o roncado do parceiro, com o banheiro ocupado na hora que mais se precisa, com ciúmes cobrados indevidamente, com uma palavra grosseira, com uma falta de atenção. Levando a coisa mais a sério, problemas financeiros, filhos, comunicações atrapalham a vida a dois. Todo casal tem problemas. Mariana é exceção. Que diabos de segredo é esse? Todo mundo quer saber.

Na verdade o casamento é uma instituição ainda bem presente apesar de muitas críticas. As mulheres, por exemplo, sonham em entrar de véu e grinalda na igreja ao som da marcha nupcial levando junto com seu buquê de rosas sonhos de uma vida feliz ao lado de seu grande e eterno amor. Pena que atualmente os casamentos não são duradouros, com pouco tempo estas doces ilusões vão ao chão e terminam no divórcio. Triste fim!

Segundo a crentes.net, em 2006 o número de divórcio aumentou num percentual de 77 % , mas para provar que o casamento continua sendo perseguido estes casais logo se recompõem e contraem novas núpcias em tempo relativamente rápido. Embora para a Igreja Católica o casamento una os nubentes até que a morte os separe, em outras igrejas e no casamento civil é possível contrair novas núpcias. Até àqueles que juram não querer casar isso não passa de “boca fora”, ninguém mais quer viver sozinho, todo mundo que um par. Melhor dizendo oficializar seu relacionamento. Talvez como garantia de que agora fez uma escolha certa embora tendo a certeza que não é mais necessário ficar sofrendo se falhar novamente, porque é possível recomeçar outra vez,mais outra vez, infinitas vezes.

Há quem diga que as relações hoje não perduram porque os casais não têm senso de humor. Mariana contou em uma de suas palestras sobre “Felicidade no Matrimônio”, que no casamento precisamos ser espirituosos. Às vezes temos até motivo para ficarmos aborrecidos , mas é melhor deixa “passar batido” como se diz no popular. Um dia desses ao ver seu marido mudando o canal de televisão a cada instante perguntou o que tinha a televisão. Ele respondeu com ironia, passando o dedo em cima da tela - poeira. Fiz ouvido de mercador, disse ela.

No final da palestra finalmente Mariana relatou o segredo do seu relacionamento duradouro. Meu marido trabalha manhã e tarde e eu trabalho tarde e noite. No almoço estamos de boca cheia não pudemos discutir. No final da noite é proibido brigar.

A noite é momento sublime, é hora de namorar, os amantes se aninham até o sono chegar.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 27/06/2010
Reeditado em 27/06/2010
Código do texto: T2345086
Classificação de conteúdo: seguro