TROCADILHOS

De acordo com o princípio de Lavoisier “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Eu concordo em gênero, número e grau. Na verdade o compositor, o poeta, o pintor não cria do nada. O artista com suas habilidades transformam as palavras, a melodia, o desenho daquele que admira que respeita e que venera. Para que não haja polêmica vou tentar explicar melhor meu pensamento. Quando digo copiar, não quero dizer no sentido de plagiar, mas sim de se inspirar.

Comecei e escrever crônicas depois que li muito Fernando Veríssimo, o grande escritor gaúcho. Já ouvi de muitos cantores, artistas famosos dizerem que se espelharam em fulano ou sicrano para fazer sua carreira. E hoje, foi o mineiro Márcio Félix que me inspirou escrever “Trocadilhos”, ninguém é capaz de fazer isso melhor que ele.

Pois bem, eu estava ainda a pouco assistindo ao "Vivo", na casa de um amigo, o jogo da copa - Brasil x Chile. Que jogo lindo! Desta vez não "amarelei." Vibrei, bebi comemorei. Viva o Brasil! "Tim" – Tim, "claro" vamos brindar! Três a zero (3x 0) Brasil!

Bom, hora de voltar pra casa, "vou tirar o time de campo". Depois de tanta goleada, porque ir pra casa de Fiat? "Não vou pisar na bola", é claro que vou de "Gol".

Pronto, cheguei em casa vou tomar um "chuveirinho", "vestir a camisa", aquela de dormir, tomar meu "pelezinho" com torrada e me deitar na "cama de gato", para "matar" o sono. Amanhã eu vou "dar uma bicicleta", "pedalada", até depois daquele "balãozinho", vou me exercitar, "suar a camisa" para ficar em forma. Vem mais jogo por aí.

Vocabulário futebolístico.

• Amarelar – demonstrar medo na frente do adversário.

• Balãozinho - lance de habilidade em que o jogador lança a bola em trajetória curva bem acentuada, sobre o adversário e, desloca-se rapidamente, volta a dominá-la adiante no chão.

• Cama de gato – falta cometida durante a disputa de bola, na qual o jogador simula saltar e. com o corpo, desequilibra o adversário pelas costas.

• Chuveirinho - nome dado a bola levantada que entra pingando no campo

• Dar uma bicicleta – quando o jogador fica em posição horizontal e acerta a bola com os dois pés suspenso, de costas para o chão.

. Gol - linha ou quadro que a bola deve transpor

• Matar – vencer, derrotar.

• Pedalada – quando a bola está parada e o jogador passa os dois pés, com se estivesse pedalando ( jogado do Robinho)

. Pelé/Pelezinho - Rei do futebol

• Pisar na bola – vacilar, dar mole, decepcionar

• Suar a camisa - Dar tudo de si pelo time

• Tirar o time de campo – desistir, cancelar, sair

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/06/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2347387
Classificação de conteúdo: seguro