SOBRE ORÉGANO, CEBOLINHA E ALECRIM...

SOBRE ORÉGANO, CEBOLINHA E ALECRIM...

Uma reflexão sobre a vida.

Acordei e fazendo hora para levantar da cama, meu pensamento remeteu-se aos cuidados que meu canteiro necessita. Há tempo que tento fazer um canteiro em meu quintal, mas quero um canteiro bonito e útil, verdadeiramente. Então pensei que devo plantar temperos e ervas medicinais. É o que estou fazendo, bem devagar.

O que me levou a escrever foi a comparação que me ocorreu entre o canteiro e o andar da vida. Pensando no alecrim, na cebolinha, no orégano, que estão se desenvolvendo e na necessidade de retirar os matinhos, as ervas daninhas, que teimam em proliferar, percebi que nossa vida é um canteiro onde são plantadas muitas sementes boas, porém no meio delas sempre aparece uma erva daninha que aniquila o broto que ia tão bem, ou de repente, aparece uma praga que vai ressecando a planta até a raiz e quando damos conta, já é tarde, não há como recuperá-la. Mas há também aqueles brotos que acabam se desenvolvendo e produzindo, são os mais resistentes. Também há, no meio das sementes propositadamente depositadas na terra, o aparecimento despropositado de um ou outro brotinho que também se desenvolve. Esse muitas vezes vai nos servir em momentos de apuros: são os quebra-pedras, os picões que por obra da natureza se instalaram no canteiro e não sabemos por que não os retiramos junto com os demais que não havíamos planejado.

Uma vez li, foi Mario Quintana quem escreveu, que o que mata um jardim é a indiferença de quem o olha. É isso mesmo. Meu canteirinho não é tão bem cuidado como deveria, mas não posso ser indiferente ao milagre que ali se realiza todos os dias. Meu alecrim, a cebolinha, o orégano, o capim-cidreira que lá estão, escolhi para que estivessem, porém junto deles brotou uma tranchagem que se desenvolve fortemente, nasceu sozinha e já serviu de remédio para aliviar a dor de outras pessoas. Agora, o canteiro é dela também, não porque eu a escolhi, mas porque ela o escolheu.

Nesta reflexão sobre o meu canteiro, chego à conclusão de que muitas vezes queremos explicar a vida, achar razões para tudo e não há como explicar porque muitas coisas na vida precisam apenas ser percebidas, sentidas. Precisamos nos atentar para o canteiro da vida e, aí sim verificaremos os milagres que nele acontecem...

Para Alane, que ajudou a tornar meu canteiro mais feliz!

Regina Roppa
Enviado por Regina Roppa em 30/06/2010
Código do texto: T2350204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.