LAGOA DO PORTINHO

Lagoas são águas estagnadas Elas se diferenciam de córregos, rios e outros em virtude da velocidade das águas correntes. Tentei pesquisar a quantidade de lagos do nosso Brasil. Não consegui o meu intento. Cabe destacar alguns destes acidentes hidrográficos que se encontram nos mais diversos estados do país.

A Lagoa do Abaté, por exemplo, arrodeada de areia branca, um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade de Salvador, cantada por Caetano Veloso em versos e em rimas, tem suas belezas, seus mistérios e seus encantos.

No Rio de Janeiro a “Lagoa Rodrigo de Freitas” com 9,5 quilômetros de contorno é conhecida como o coração da cidade. Ao seu redor hoje tem bares, hotéis, quiosques permitindo desta forma sua apreciação por aqueles amantes da natureza e das águas.

A lagoa da Pampulha faz parte da lista de atrações de Belo-Horizonte. É uma lagoa artificial construída na década de 1940, por Juscelino Kubitscheck. Oscar Niemeyer projetou um conjunto arquitetônico para compor seu contorno que se tornou referência e influenciou toda a arquitetura moderna brasileira.

Não é nesta crônica que irei falar de todas estas belezas do enorme e glorioso Brasil. Dada a quantidade de lagoas que o nosso país tem fica impossível descrever todas elas. Mas, não poderia deixar da falar na lagoa do Portinho.

A Lagoa do Portinho fica no estado do Piauí. Linda! Linda! Linda! É cercada de dunas que se movimentam em virtude da erosão. Tem águas escuras contrastando com o branco das areias que lhe cercam. Representa um dos mais belos quadros da natureza turística piauiense.

Conta a lenda que as águas deste lago são lágrimas de “Macyrajara” uma linda índia da tribo Tremembés, enamorada de Ubitã, índio guerreiro de tribo inimiga da sua. Tupã aconselhou Ubitã a não procurar Macyrajara ele teimou e ao chegar próximo a oca onde Macyrajara estava presa foi atingido por um flecha morrendo de imediato. A índia ao tomar conhecimento da morte de seu amor ficou vagando três dias pela mata. Chovia muito e ela sentou-se perto a um olho d´agua chorando inconsolavelmente. Suas lágrimas misturaram - se as águas da chuva e as águas que corriam formando uma lagoa – a Lagoa do Portinho - que separou as duas tribos. Obra de Tupã, compadecido com o sofrimento da índia.

A Lagoa do Portinho é um paraíso ecológico que pode ser apreciado pelos amantes da natureza, em passeio de barcos ou por quem fica nos bares de sua margem saboreando frutos do mar, praticando o Jet Ski e Windsuf..

A Lagoa Sólon de Lucena é um dos recantos mais bonitos de João Pessoa. A maior lagoa do Brasil é a Lagoa dos Patos com 9.850 quilômetros quadrados. Esta última eu não conheço, portanto, não posso descrevê-la com alma e entusiasmo com fiz com as anteriores citadas.

Bom, falar de coisas bonitas faz bem e a gente não quer parar. Outros mistérios outras belezas também merecem ser divulgadas. Brevemente vou relatar a história do “Morro Gemedor”. Mistérios, encantos e muito mais. Aguardem-me.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 02/07/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2353130
Classificação de conteúdo: seguro