JABULANIDADES

Acaba de terminar a partida de quartas de final entre Brasil e Holanda, acho que Holanda e Brasil fica melhor. Afinal eles seguem e nós voltamos pra casa. Sim NÒS, cada um de nós BRASILEIROS estava a beira daquele campo no Nelson Mandela Bay. A primeira vez que experimentei tal sentimento eu tinha 9 anos de idade, era um dia calmo, e vi um certo desespero e deselegância no passe do rechonchudo DIEGO colocar a bola entre as pernas de um zagueiro que não precisamos lembrar, ele fez sua parte, mas naquele lance não fez, um tal Caniggia fez. Era uma época diferente noticias somente pela voz dos plim plins, chapelein e Moreira, sim o CID. E DOEU muito! Quase tanto quanto meu primeiro “pé na boca” da minha primeira e potencial namorada. Demorei algum tempo para bater na bola novamente, sem me lembrar do som que era novidade naquela copa. Um microfone atrás do gol mostrou a bola arranhando as redes do gol do senhor Claudio Taffarel, Redentor de mais duas copas, mas ate aquele momento nada milagreiro.

Quatro anos depois, tínhamos o Real por novidade, não o MADRI, mas o Dinheiro mesmo. E tínhamos um time apertado sem maiores talentos lembrado apenas pelo Baixinho que diferente do Hermano rechonchudo, fazia sua parte sem muita coisa a esperar ou desesperar. Campeões nos pênaltis é verdade, mas Campeões. Foi o melhor ano de minha vida até este presente julho de 2010. Então em 2002 a redenção novamente Campeões sem muita coisa a mencionar apenas a relembrar e deleitar, dá-lhe GORDO. Alguém deve perguntar e 98 o que houve? Eu digo então, me recuso a mencionar 98 é de conhecimento publico e notório que algo cheirou mal, muito mal. Ainda podemos inferir que quem ganhou aquele dia saiu agora da copa sem ganhar nada, Au revoir mes amis! Talvez nos faça pensar como então duas vezes? Três se formos exatos e precisos, 86 também contou! Porque 2006 não há o que se dizer. 86, na realidade acho eu, foi a única que contou. Então veio a copa da internet, assisti vários jogos pela net em tempo real! Melhor só estando La! A copa da AFRICA o continente mãe, a copa da JABULANI, a copa da celebração, sim JABULANI é CELEBRAÇAO. Você deve se perguntar o que celebrar? Ou talvez por quê? Te digo se vc permitir ao cronista dividir sentimentos guardados a tempos, mas nem por isso de menor valor, te digo eu BRASILEIRO celebro ter orgulho do futebol do meu país não pelo nível mas pela alegria e beleza que trás aos nossos corações. Celebro o orgulho de ver meu, o respeito dos outros ao jogarem com o MEU país, Celebro ao time da Holanda que pagou a algum argentino para ensinar a arte da catimba e da pipoca em cada dividida, porque sabiam que na bola não daria pra levar. Celebro o fato de todos estarem em frente ao jogo pela TV ou não pela net ou não pelo celular ou não! Mas cada um de nós esteve lá. Até mesmo você que não gosta de futebol que acha nosso patriotismo fabricado e que somente sai do armário a cada copa. Sim você esteve lá! Celebro o peito e a força do senhor CARLOS CAETANO que de anão alem do apelido, possui somente o porte atarracado. Mas que soube ser ELE um GIGANTE na função que lhe delegaram. Manteve ele seu coração e alma livres do domínio MIDIAL um domínio quase GLOBAL. Que seu linchamento seja rápido se contudo não puder ser evitado. Celebro eu por não jogar tomates no senhor CARLOS CAETANO que por mais que detestem outros fez tudo certo. TUDO! Celebro sim o fato de um país inteiro estar desacreditando o que deveriam acreditar, mas que na hora da bola rolando simplesmente acreditavam. Celebro meu coração, calçado de chuteiras e camisa, que viu um jogo ganho. Sim o jogo estava ganho! Desafio algum cético me provar o contrario! E ainda Celebro ter visto este jogo ganho ser dado, isso mesmo dado de presente aos laranjas que há muito não tem nada de mecânicos. São muito passiveis e latinos de mais. Basta ver como foram as entradas de seus zagueiros e as projeções de seus atacantes. Quanto pagaram ao um HERMANO para lhes ensinar? Esta será uma questão que talvez eu nunca responda, mas que me fiz cada vez que vi um laranja se atirando ao chão. Celebro agora que os meninos que aqui estão vendo sua copa e sua seleção voltando para casa sem a JABULANI debaixo do braço, aprenderam uma lição simples, o tão amado futebol é alem de dinâmico e conjunto, é um jogo de estratégia como o xadrez, frio e calculista. Talvez na final de 2014 algum destes meninos que estarão La numa final BRASIL x argentina, se lembrem de entrar dentro do gol já no primeiro tempo para não voltarem ao campo deixando o outro lado acreditar. Celebro essa derrota para os laranjas que nada mais foi do que uma derrota para si mesmos, ou melhor para NÓS MESMOS. Celebro ter deixado de sofrer e apenas reconhecer que a definição de campeão é o melhor dentre os melhores. E não fomos melhores do que nós mesmos. A SELEÇAO BRASILEIRA DE FUTEBOL PERDEU PARA SI MESMA. Celebro com serenidade de ter vislumbrado aos olhos com a gloria mas não ter mãos, ou pés para segura-la. Celebro ser hoje parte de tudo que vi. E digo aos valentes rapazes que desacreditados foram ao combate, mas sem nenhuma duvida, REDIMIDOS E HONRADOS voltam para sua TERRA BRASILIS, AVE SELEÇAO BRASILEIRA DE FUTEBOL! Sua Terra lhes saúda! Mesmo que de nariz Torcido!