Neologias existem?

A palavra sim, o significado desta também.

(Assim como os críticos de plantão e os senhores da verdade literária).

Ai de mim – uma poeta sem cadeira numerada no reduto dos imortais, uma zé anônima sem eira nem beira, escrever o sentir como se pensa ou inventar um significado novo para uma palavra qualquer, nova ou faceira... Crucificação imediata, rs.

As palavras vão agregando valor e significado a Língua, sofre variações, derivações e novos significados. Há sempre espaço para novos saberes, se não houvesse neologismos, os dicionários estariam quiçá finos, pois a nossa língua materna é riquíssima em polissemia. Isto significa que uma mesma palavra pode ter vários significados diferentes.

“Os poetas e os sentimentos enlaçam-se e por osmose tomam forma”

Se quem escreve, sente

Se quem lê – entende

Há uma relação de troca

A palavra nova mente?

Ah... Não me condenes!

Quem justifica?

O dicionário?

A razão?

O bom tom?

Ou o sentimento?

Porque o crítico lamenta?

Fugiu à convenção?

Faltou o blush terracota?

A gravata borboleta?

Não consta na bíblia de cabeceira?

Ah... Larga a mão!

Não aponte erros no sentimento alheio

Não atreva dizer o que o outro sente...

Eu teria que criar centenas de palavras novas...

E, geraria desconforto – no universo das letras.

Sheila Gomes de Assis
Enviado por Sheila Gomes de Assis em 04/07/2010
Reeditado em 07/10/2010
Código do texto: T2358341
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.