NOMES - CIDADES - SIGNIFICADOS

É muito interessante esta história de nome. Eu sempre digo que a gente deveria receber dos pais um apelido provisório até o momento em que a gente tivesse discernimento de escolher sua própria graça.

O certo é que o nome de cada pessoa tem uma razão de ser. Aqueles pais mais cultos inspiraram-se em historiadores, poetas, escritores para registrar seus filhos. Outros preferem nomear seus descendentes com nomes de artistas, jogadores de futebol ou quando não inventam palavras excêntricas de difícil escrita e pronúncia para mostrar sua fértil imaginação criadora.

Bom, assim como as pessoas as cidades também têm suas denominações. Por exemplo, a cidade de Rio de Janeiro recebeu esta designação porque foi descoberta no dia primeiro de Janeiro de 1502 por Gaspar Lemos. Rio, por acreditar tratar-se da foz de um rio.

Já a cidade de São Paulo recebeu este nome porque a sua fundação aconteceu com a construção de um Colégio Jesuíta, no dia 25 de Janeiro, data em que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo São Paulo.

A cidade de Apucarana no estado do Paraná, tem nome de origem indígena. Significa “imensa floreta elevada”, segundo a tradução do dialeto dos índios Caiguangues. Existem outras interpretações sendo está a mais aceita.

Também é de origem indígena o nome da cidade de Parnaíba, que fica no Piauí. Na verdade, encontramos duas versões. A primeira é que esse nome foi dado para homenagear o desbravador Domingos Jorge Velho, nascido em São Paulo na Vila de Parnaíba.

Para outros a origem do nome Parnaíba, vem do tupi-guarani, rio de águas barrentas ou ainda trecho do rio que não se pode navegar. Pelo sim pelo não, o que temos certeza é que o Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, é conhecido como “O Velho Monge” e desemborca em forma de delta em cinco bocas. E seu afluente o Rio Igaraçu, banha a linda Parnaíba cidade, portanto, privilegiada.

O Delta do Parnaíba, segundo o site www.deltadoparnaiba.com.br, eu endosso: “é o principal destaque do litoral nordestino. Mais do que um show de biodiversidade e de visuais exóticos, o Delta do Parnaíba é um capricho da natureza, uma jóia localizada entre os estados do Piauí e do Maranhão. E Parnaíba é a principal porta de entrada do único delta em mar aberto das Américas. Espetáculos semelhantes no mundo só mesmo os deltas, do Rio Nilo, no Egito, e Mekong, Vietnã. Suas cinco bocas (desembocaduras) e noventa ilhas paradisíacas, cortadas por igarapés, constituindo um verdadeiro santuário ecológico”.

O pequeno litoral do Piauí conta com 66 km de extensão. Em Parnaíba temos a linda praia da Pedra do Sal com sua excêntrica beleza e seus encantos. Seu clima é tropical, possui avenidas largas embelezadas por árvores centenárias e casarões coloniais do século XVIII

Parnaíba é uma cidade encantadora, descreve-la por melhor que seja o escritor não será possível retratar o calor humano e hospitalidade de seu povo que tem o prazer de contar sua história, apresentar suas lindas igrejas, seus monumentos, o Porto das Barcas, local que originou a cidade e todas as riquezas e belezas que ela encerra.

Melhor ver pra crer!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 04/07/2010
Reeditado em 28/04/2020
Código do texto: T2358620
Classificação de conteúdo: seguro