ONDE ELAS ESTÃO?

A gente julga muito pelas aparências. Um dia certa pessoa que é por sinal muito simples, desprovida de vaidade, entrou numa joalheria a procura de um anel. Era a formatura de sua afilhada e queria presenteá-la com algo valioso. Em virtude de seu traje simples que demonstrava seu estado financeiro foi muito mal atendida tendo que retornar outra vez bem trajada para poder realizar seu intento.

Embora tenha um velho ditado “as aparências enganam” nós valemos pela roupa que vestimos, pelo sapato que calçamos, pela bolsa que portamos, pela casa que moramos e pelo carro que possuimos. Muitas pessoas já quebraram a cara por confiar na elegância e na falsa aparência de quem procura seus serviços. Recebem cheques falsos e faz qualquer negócio com este tipo de cliente que tira partido do visual para poder impressionar e pregar calotes.

Na política não é muito diferente. Os candidatos se preparam com antecedência para as fotos das propagandas políticas. Cuidam de seu visual para sua apresentação na televisão e para a postura nos palanques. Alguns têm aulas de dicção, outros passam a freqüentar academias e muitos fazem plásticas para esconder as rugas. Estas ao contrário de antigamente que significam anos de experiência hoje representa “velho babaca”.

São os tais estereótipos, pessoas elegantes, bonitas, são cultas, sábias e confiáveis. Um dia desses fui assistir uma palestra e quando o orador ingressou no recinto foi um desastre. A cara de decepção da platéia foi horrível. Tudo isso porque se tratava de um senhor de baixa estatura e feio. O quadro se reverteu quando ele começou o seu trabalho. Além de culto e sábio um excelente comunicador.

Muitas franquias investem na aparência de seus funcionários. As mulheres são treinadas para cuidar da postura, da aparência, da maquiagem para passar para o cliente a qualidade do produto ou serviço que estão vendendo. Aparências!

Bom, mas lembrei de contar esta história porque uma candidata que disputará as próximas eleições em outubro, por sinal muito bonita, foi vítima de uma grande decepção. Pousou de várias formas para as fotos de sua campanha e ao receber as provas para sua apreciação tomou um susto. Era uma outra pessoa. Você sabe que hoje as máquinas fotográficas e os computadores têm inúmeros recursos para melhorar a qualidade da imagem.

Também não precisa exagerar. Tanto é que esta referida candidata indagou espantada ao ver o seu retrato para a propaganda eleitoral.

Esta não sou. Cadê minhas rugas? Onde elas estão?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 06/07/2010
Reeditado em 28/04/2020
Código do texto: T2361853
Classificação de conteúdo: seguro