A FESTA DA VITÓRIA: UM GRANDE FATO HISTÓRICO

Um belo dia de sol, 29 de outubro de 2006, acordei disposto a cumprir o meu dever de eleitor o mais cedo possível para me livrar das filas formadas por aqueles retardatários. Assim, fui com o meu afilhado e vizinho, que também vota na mesma seção, confiante na vitória do meu candidato.

No meio da manhã recebemos eu e o meu afilhado as camisas de uma festa que aconteceria à noite, na cobertura de um apartamento situado no Jardim Apipema (zona de luxo de Salvador), durante a contagem dos votos, para apoiar a reeleição do Presidente Luis Ignácio Lula da Silva e decidimos ir. De qualquer forma não teríamos o que fazer à noite.

Estávamos eufóricos porque torcíamos pela nova vitória do Presidente Lula e ansiosos para participar desta festa programada por amigos e colegas todos militantes nessa candidatura. Sabíamos que haveria rejeição por parte da oposição mas também que haveria um grande apoio do povo: isso era notório.

Nunca conseguimos compreender porque a antiga direita composta de políticos conservadores sempre primou em conservar a grande maioria da população em níveis baixos de pobreza, como se fossem os párias da sociedade brasileira. Eu sempre acreditei que uma sociedade onde a distribuição de renda entre a população fosse equilibrada seria cada vez mais rica e poderosa. Num país onde todos tem acesso à educação, ao trabalho e à saúde não há lugar para problemas, conflitos nem preconseitos pois todos iriam se ligar ao trabalho e à construção de uma nação mais harmoniosa. Disso não tínhamos dúvidas e essa era a nossa certeza de que o evento merecia uma comemoração.

Enquanto governantes anteriores só focalizavam ações paliativas, o governo do Presidente Lula focalizou o povo como um todo em todas as suas ações. A maior medida surgida a partir de ações do governo Lula foi o voto de confiança a todos os cidadãos que com facilidades se tornaram capazes de possuir créditos para adquirir tudo o que desejassem, satisfazendo as suas necessidades imediatas num país onde a inflação pela primeira vez em décadas se fez mínima e onde todos poderiam calcular os seus gastos.

No finzinho da tarde partimos para essa festa cujo slogan era "Quero Lula de Novo". A grande maioria dos militantes iriam participar de uma uma grande confraternização no Largo de Santana (Rio Vermelho) onde fica o Acarajé de Dinha. Mas nós estavamos indo mesmo era para a outra festa, do Apipema.

Chegando lá deparamos com a imensa alegria do porteiro a nos recepcionar e indicar que a festa seria na cobertura e já encontramos uma boa quantidade de colegas e amigos, todos vestidos a rigor com a camisa confeccionada para a ocasião.

Essa festa foi organizada pelo colega Osvaldo Bola Pires, o dono da casa e mais alguns companheiros: Zug, Zenaide, Pinheiro, Fátima e outros. Havia um telão instalado onde passava a apuração dos votos e nós assistíamos locados em mesas e bem servidos de cervejas e tiragostos. De vez em quando ouvia-se o grito de guerra de Bola: Lulaaa!

À meia noite e 37 minutos exatamente foram apuradas 100% das urnas dando vitória ap Presidente. A partir daí foi um verdadeiro carnaval. Havia um grupo contratado para animar a festa e todos pularam e brincaram durante a noite toda.

Apesar de residirem nas proximidades uma grande quantidade de pessoas de mentes conservadoras que com certeza não votaram em Lula, ninguém protestou. Parecia que éramos "os donos do pedaço".

No outro dia soubemos que essa festa foi alvo de comentarios em toda a região inclusive na Barra e que o seu brilho repercutiu também no Rio Vermelho onde muitos queriam participar mas não sabiam do endereço.

Foi um grande momento histórico que para mim não poderia deixar de ser documentado.