Oncotô?

Palavras. Ah, as palavras são fantásticas!

Com ou sem rima, do outro nos aproxima... Atualmente, com tantas gírias, nem sempre dá pra se interagir prontamente.

Gosto tanto de palavras que as ouço como músicas e me delicio observando como de uma pessoa para outra muda a pronúncia, o tom e às vezes até a intenção é modificada pela inflexão.

Ao retornar de São Paulo, no mesmo ônibus que eu viajava uma família “suis generis” -- quatro crianças, três adolescentes, um rapaz, mãe e tia.

Aos poucos fiz minha própria historinha:

- Estas mulheres devem ter por volta de 50 anos... Provavelmente estão de mudança. Haja vista a bagagem: sacolas, sacos, mochilas, malas...

Viajei rodeada pela família discreta, feliz e ansiosa, que conversava baixinho e aproveitava para fazer um pequeno lanche composto de biscoitos, sanduíches e refrigerantes...

A tia, sentada ao meu lado, na janela, desceu a serra fascinada com a paisagem. Em nenhum momento se dirigiu a mim com palavras, olhar ou gesto.

- Deve ser muito tímida. -- Foi o que pensei.

Com o rosto colado à janela, de vez em quando deixava escapar um:

- Óóóóóóó ! -- seguido por gesto largo de admiração.

Antes de terminar a descida da serra, vencida pelo cansaço, notei que adormeceu encolhidinha, como se não quisesse me incomodar.

Aproveitei para observá-la: mulher simples, mãos fortes, cabelos com poucos fios brancos...

- Vai ver não tem nem 45 anos. Gente do interior, trabalha duro na roça...

Meu pensamento ia longe se misturando ao que vejo na televisão, internet, nas revistas...

Quando o ônibus chegou na entrada da cidade de Santos, levei enorme susto com a mulher que, de repente, acordou esbaforida dizendo: “Oncotô, oncotô, oncotô?”

Eu quis ajudá-la, dizer qualquer coisa para acalmá-la, mas eu não conhecia a palavra oncotô.

A minha sorte foi que a irmã, sentada no banco à nossa frente, acudiu respondendo: “Tamo pertim di Santos, muié. Drumiu, foi?”

*Todos os meus textos estão Registrados na Biblioteca Nacional e já foram publicados anteriormente em livros, jornais, revistas, boletins, etc.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 09/07/2010
Código do texto: T2367193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.