Bem-vinda, Diana!

Deixa eu sentar aqui perto de ti e conversar baixinho, como se só existisse nós duas. Sem pressa, sem preâmbulos e sem fantasias. Enquanto tu dormes eu vou te falando sobre o que acontece hoje no mundo em que chegastes.

Quando eu soube que tu virias passei a observar melhor o mundo à minha volta.

Ano de 2009.

Tu sabias que as pessoas achavam que o mundo iria acabar no ano 2000? Nunca acreditei e mais uma vez (como tantas)pensei em ti. Imagina, acabar o mundo sem ela chegar! Impossível! E o mundo não acabou. Então chegou 2009.

O Brasil(este é o nosso país) é uma referência mundial na prática do turismo de aventura, teremos as olimpíadas e uma copa do mundo de futebol . Temos guerras urbanas, fome, muita corrupção e falta de amor, mas somos muitos milhões de pessoas esperançosas num futuro melhor.Fala-se bastante em ecologia : sabes o que é? Preservar mares, lagos, rios, não sujar e conservar matas, pássaros, animais e insetos e todo tipo de fauna e flora. Sei que já sabes disso, teus pais são muito envolvidos e participantes ativos das coisas sérias e boas do mundo.São comprometidos em dividir e acreditam num mundo ainda melhor, fazem a sua parte, portanto, sei que eles já te contaram sobre essas coisas.

Ah, temos um tal de twitter, acho bestinha dizer onde está e o que está fazendo; é um sistema de mensagens curtas e instantâneas que se tornou sucesso da vida digital. Claro, que praticamente só os adultos brincam! Adultos são estranhos, tu vais ver, choram, riem e brigam por coisas pequenas, não dizem o que sentem, esperam que os outros descubram, fantasiam e mentem, mas ensinam sempre sobre a verdade.(?) Fiquei sabendo de um governador( dirigente de um grande Estado brasileiro) que no dia do apagão ficou estressado porque não podia ¨tuitar¨...

Apagão? Ihhhh, nem te conto, vou te explicar mais tarde sobre isso, é complicado; nós temos a maior hidrelétrica do mundo, chama-se Itaipu, mas mesmo assim 18 Estados do Brasil ficaram sem luz por muitas horas consecutivas. Relâmpagos e raios? Isso temos todos os dias se computarmos um país tão grande..(Tem um programa humorístico que um dos personagens, Copélia, usa o jargão : ¨prefiro não comentar¨!)

Mas sabe querida, viver é muito bom. Nascer é como um elo que significa fazer parte de uma grande corrente. É estar incluído. Significa existir.

O poeta que mais gosto é Jorge Luís Borges, poeta argentino ( é o único argentino que eu curto; brasileiros e argentinos não tem boa empatia - logo vais notar!), ele disse num de seus poemas que se pudesse viver novamente a sua vida tentaria não ser perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo, bem poucas coisas levaria à sério, correria mais riscos, viajaria mais, comtemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria em mais rios, tomaria mais sorvetes e teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Não posso deixar de te falar sobre meus cantores favoritos, Ana Carolina, Djavan e Oswaldo Montenegro, vamos ouvir muitas músicas deles juntas. Prometo também que vou cantar para ti ouvir ¨se essa rua fosse minha¨ e ¨o meu pintinho amarelinho¨.

Mas quero mesmo te falar sobre o amor. E que a felicidade é um jeito de viver, é uma conduta, é uma maneira de estar engrandecido ao sol, à lua, a quem estende a mão e também a quem o abandona, pois certamente nesse abandono está a possibilidade de descobrirmos a força que existe em nosso interior. A felicidade não é o que as pessoas têm, mas o que elas fazem com isso.

Somente nossos sonhos mantêm aceso o fogo em nossos corações.Nós envelhecemos não porque o tempo passa, mas principalmente porque abandonamos os nossos sonhos. Não somos donos do sol, nem da tarde, nem das ondas, nem sequer da visão de Deus porque não podemos possuir a nós mesmos.Os valentes são aqueles que tomam decisões com medo. Que se angustiam com tudo o que fazem perguntando-se se estão certos ou errados.Jamais tenha medo de errar.

Diana, todos possuem o seu Dom. Seu encontro com ele é o encontro com o mundo. O seu Dom é o instrumento de Deus.

Querida, que tu sejas uma boa ferramenta.

Bem-vinda, Diana Csordas Fajardo, minha primeira neta - 16 de novembro de 2009,

da vovó Rê.

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 10/07/2010
Código do texto: T2370077