Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O COLÉGIO PADRE VIANA

No dia dez do mês de março, do ano de mil novecentos e ses-senta, deu-se  o  reconhecimento do Ginásio  Pe. Viana que desde o dia dez do mês de fevereiro do ano de mil novecen-tos e quarenta e um, data da sua instalação como Instituto vinha prestando relevantes serviços à  comunidade de Brejo Santo na era educacional.

O professor José Teles de Carvalho, que junto ao irmão Jo-ão Teles havia tido a idéia da criação  do estabelecimento de ensino, era  então o único proprietário do mesmo. Pelos bancos e carteiras  daquela  entidade, que foi considerada de utilidade pública pela  Lei  Municipal n° 19 de 15/11/ 1950, passaram muitos filhos desta terra, preparando-se pa-ra enfrentar um  exame de admissão ao ginásio nos colégios do Crato, de Fortaleza e de outras cidades ou estados.

Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelo nobre profes-sor Zé Teles. Entre elas, a carência de  profissionais ha-bilitados como  aconteceu  também com o Ginásio Pe. Abath.
Sob a direção da professora Maria Heraclides Miranda e com a colaboração de alguns professores e alunas-mestras, o gi-násio deu os seus primeiros passos na trajetória rumo as sucesso.

Tive a felicidade de participar desta caminhada desde o a-no de 1963 ensinado, inicialmente, Matemática  e  Ciências na 1ª e 2ª séries ginasiais, antes mesmo de ser professora diplomada.Quando no ano de 1965 foi instalado o curso peda-gógico, lá estava eu, lecionando Metodologia do  Cálculo e Biologia, já for-mada.  No ano seguinte, teve início o fun-cionamento do curso Técnico em Contabilidade. Também cola-borei com  minhas aulas de  História Geral, no básico, que funcionava, num anexo, na Escola José Matias Sampaio.

Em sua festa do jubileu de prata, de 05 a 15/09/1985, Bre-jo Santo viveu uma programação riquíssima com a participa-ção dos corpos docente, discente e administrativo, dos ex-alunos e da comunidade  em geral. As atividades constaram de celebração de missa solene, de sessão solene, de desfi-le dos estabelecimentos oficiais e  do próprio colégio com a presença dos ex-alunos, de torneios de  futebol de campo e de salão, de  futevôlei, de handebol, de manhã de lazer, de exposição, de show com artistas da terra, de seresta da saudade e de festa dançante.Como sempre, a fanfarra Profes-sor José Teles deu um espetáculo magnífico encantando a to-dos e maravilhando o seu idealizador.

Aos 26/12/1996 o nosso povo ouve pela última vez, na festa de colação de grau, no Ginásio de Esportes “O Welingtão” o último discurso do maior orador desta gleba querida.
 
O Colégio Pe. Viana, na  pessoa do Professor José Teles de Carvalho, acolheu inúmeros alunos sem recursos, oferecendo-lhes gratuitamente a oportunidade de se promoverem na vida.

Durante décadas vem ele contribuindo com a educação e cul-tura do povo de Brejo Santo e cidades circunvizinhas.

O Colégio Pe. Viana perdeu seu fundador no dia 08/07/1997. Porém, continua na luta pela educação do povo brejo-santen-se através dos seus descendentes que  com amor conduzem-no brilhantemente com os mesmos ideais.
 
marineusa
Enviado por marineusa em 11/09/2006
Reeditado em 11/09/2006
Código do texto: T237436

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (322774 leituras)
39 áudios (29264 audições)
18 e-livros (9104 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 14:37)
marineusa