PAREDES TEM OUVIDOS...

O livro intitulado “1984” ,de autoria de George Orwell, publicado no dia 08 de junho de 1949, já evidenciava a falta de privacidade do homem, que tem direitos assegurados na constituição contrapondo com os avanços da tecnologia que limita sua liberdade.

Para ratificar a vigilância invasiva de nossas vidas o grande escritor, Orwell, já citava em seu livro a frase: Big Brother is Watching You ("O Grande Irmão está te observando"). Sua escritas eram fundamentadas na perda da privacidade pessoal para a política nacional de um determinado Estado.

O técnico da Alemanhã Joachim Löw, no momento de nervosismo, quando seu time jogava conta a Inglaterra, mas precisamente ocorrido no dia 27.06.2010 – Copa do Mundo, não lembrou que as câmaras abertas, dariam publicidade a “rinotilexomania”, doença, vício, repugnante de que é vítima.

Nós nunca estamos sozinhos, embora sem companhia. Somos vigiados nos elevadores, nas ruas, nas avenidas máquinas fotografam nossos carros para provar excesso de velocidade e às vezes erradamente câmaras estão posicionadas nos provadores da loja sob a alegação de evitar furto de mercadoria. Aconteceu isso sim, não se espante. É claro que deu cadeia.

O celular flagra situações adversas que podem agradar ou contrariar. Os minis gravadores captam vozes a distancia. Estamos à mercê da tecnologia 24 horas. Para o bem e para o mau.

É antigo o adágio popular que diz: “Matos tem olhos e paredes têm ouvido”. Máxima que não devemos esquecer. Estamos vivenciando a época que limita nossa liberdade, nossas ações, nossas imagens, nossa falas estão monitoradas. Na dúvida é melhor não pensar o indevido. Ninguém sabe até onde ainda teremos tal liberdade.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 14/07/2010
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T2377348
Classificação de conteúdo: seguro