O Dia de todos nós.(EC) 

Este texto faz parte do Exercício Criativo - O Dia do Homem
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/diadohomem.htm

 

 Estou perplexa. Ele existe: o Dia do Homem. E faz tempo que existe. Mas algumas controvérsias não definem quando ele acontece, exatamente. A Wikipédia garante que o Dia Internacional do Homem é o dia 19 de novembro data em que eu, quando estava na Escola, comemorava o Dia da Bandeira cantando o “salve lindo pendão de nossa Terra que a brisa do Brasil beija e balança”. Ou algo semelhante.
 
A Wikipédia informa mais: é uma data comemorada oficialmente desde 1999 com apoio da ONU e de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia ( não cita a América do Sul, será por quê?). E os objetivos são claros: é o dia em que os homens se reúnem para melhorar as relações e promover a igualdade entre os gêneros e destacar os seus papéis positivos na sociedade. 
 
EUA, Reino Unido,Trinidad Tobago,Jamaica,Austrália, Índia,Cingapura, Malta e Brasil (com destaque para São Paulo e Manaus) comemoram essa data oficialmente. Mas ao mesmo tempo fico sabendo que por aqui foi adotado como dia do Homem o dia 15 de julho, logo, hoje.
 
O engraçado é que a mesma ONU que aprovou a escolha do Dia do Homem em 19 de novembro, oficializou também o dia 15 de julho, quando em 1999, foi lançado pelo ex-presidente russo Mickail Gorbachev.
 
Não sei porque uma ou outra data foram escolhidas. Não sei se foi aleatoriamente ou se existe um significado tão oculto que não foi contado para ninguém. O dia 19 de novembro ainda deixa escapar uma pista – pode ter uma ligação com o “movembro” – um evento comemorado anualmente em novembro (mas não aqui)quando os homens não se barbeiam para alertar para os problemas de saúde masculinos – mesmo assim a mim não foi explicado se eles ficam sem fazer a barba nesse dia ou se deixam a barba crescer até esse dia quando desfilam barbados. Nem o que a barba tem a ver com a saúde masculina. Seria até bem divertido se assim fosse porque seria a oportunidade para a realização de vários concursos – a barba mais comprida, a barba mais bonita, a barba mais bem e mais mal cuidada e assim por diante que culminaria com uma tosa total. O produto advindo dessa tosa poderia ser transformado em recheio para travesseiros e a renda doada a Sociedade de Proteção ao Homem.
 
Mas brincadeiras e ironias a parte sonho com o dia em que não haverá mais diferenças legais, morais e sociais entre o homem e a mulher quando então não será necessário comemorar nem o Dia do Homem nem o Dia da Mulher. Essas comemorações só realçam as diferenças entre os gêneros. A data a ser comemorada deveria ser única – o dia do Ser Humano quando então homens e mulheres poderiam comemorar a sua humanidade.
 
Homens e mulheres nunca serão iguais. Homens e mulheres foram feitos para se completarem, como um par de sapatos com os pés, ou um par de luvas com as mãos. Ou a porca e o parafuso. A roca e seu fuso. Ambos são indivíduos em busca de sua identidade pessoal. Mas ambos deveriam ter os mesmos direitos legais, morais, sociais e seja lá mais o que for que se torne necessário para uma boa qualidade de vida. Não acho que um seja melhor ou pior que o outro. Existem pessoas melhores e pessoas piores, mas isso não tem nada a ver com o sexo da pessoa e sim com seu caráter. Portanto, na minha opinião, tanto o dia de um quanto o dia do outro deveria ser abolido. Nada de cumprimentos – parabéns pelo seu dia. Mas sim, parabéns pelo que você é.