TODA CIDADE TEM

Toda cidade tem aquelas figuras populares, criaturas pitorescas, excêntricas, cômicas, que passam a fazer parte do patrimônio da cidade por estarem presentes em todos os acontecimentos sem precisar de convite.

Nas cidades pequenas estas criaturas são mais percebidas. O bêbado que não perde o velório, aquela fulustreca desmiolada que leva e traz o babão que está na porta do banco pedindo uns trocadinhos. Essas pessoas de tão evidentes parecem fazer parte da paisagem da cidade. Se somem quanta falta fazem.

Assim era a Xica. Não sei como aqueles cambitos de perna dava de conta de vascular a cidade inteirinha. Não tinha um casamento, nem um evento político que ela não tivesse presente. Sabia de todos os acontecimentos e tinha prazer em divulgar. Quem viajou quem aniversariou quem brigou quem comprou um carro, uma casa e sei lá mais o que.

E foi em um desses leva e traz que a Xica chegou contando que ouviu o seu Zé dizer que comprou um carro. Como que ele comprou um carro resmungou indignado o João da padaria, como? Se ele me deve há mais de três meses e vive pedindo para eu ter paciência. Convidou o Paulão do açougue que também tinha conta pendurada do Zé e foram conferir a história. A Xica não estava de toda errada. O Zé tinha realmente comprado um carro, mas era de mão, para facilitar um serviço de jardinagem que estava fazendo em casa.

Outro dia a Xica fez a Mundica e Rosinha irem ao meio dia, na hora do almoço na casa da comadre Dalva. Foram conferir se todo dia o almoço lá era peru. A Xica jurava que todo vez que passava naquela hora na casa de D.Dalva ela escuta: passa o peru. Dizem que todo boato tem um fundo de verdade e tinha mesmo. O peru era um paliteiro que tinha o formato desta ave, por sinal muito bonito.

Quando a Xica chegou dizendo que o matuto e pão duro do Bastião tinha ido para o Rio de Janeiro, ninguém acreditou. No mínimo ele teria ido tomar banho no Rio Igaraçu. A desmiolada não merecia mais crédito. Suas histórias nunca batiam. Ela jurava que era verdade. Todo mundo ria e zombava enquanto ela fazia todo tipo de escândalo para dizer que não estava enganada, ele viajou E pois não é, que nesse exato momento o celular do seu Zé toca e era o Bastião que ligava do Rio de Janeiro, dizendo que estava em frente a estátua do Cristo Redentor. Pense na cara de Xica, cheia de satisfação.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 15/07/2010
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T2379503
Classificação de conteúdo: seguro