O jogo GO

Fiquei sabendo de um novo velho jogo. Ele se chama GO. Este jogo é muito praticado pelos habitantes da parte leste da Ásia. Ele teve sua origem na CHINA cerca de cinco mil anos, onde se chama WEI-CHI (pronúncia = weiqui), no Japão ele tem o nome de IGO e na Coréia é conhecido como BADUK.

É um jogo de cercar territórios. Duas pessoas jogam, de cada vez. O tabuleiro (GOBAN) é de madeira. Há dois tamanhos, sendo um menor para iniciantes e o oficial. Neste tabuleiro existem 19 linhas horizontais as quais se cruzam com as 19 linhas verticais.

As pedras (GO-ISHI) são pretas e brancas e pequenas, sendo 181 pretas e 180 brancas. Elas podem ser de vidro, conchinhas ou de plástico. As pedras ficam em potes, e somente uma é retirada por jogador, em sua vez de jogada.

As pedras são colocadas na intersecção entre as linhas e não nos próprios quadrados. As pedras depois de colocadas nunca são movimentadas. Apenas podem ser capturadas quando ficam sem saída, conforme as regras do jogo.

Chineses, Japoneses e Coreanos jogam e disputam entre si o GO. Apesar de ser originário da China, ele é dominado pelos japoneses, mas os últimos campeões internacionais são coreanos.

No Japão, em 1924 foi fundada uma academia para a propagação do IGO. Este jogo está começando a ser jogado nos Estados Unidos e no Brasil, quase sempre por asiáticos ou curiosos. A Insei Brasil é a primeira escola de Go no Brasil e funciona na cidade de São Paulo, no Bairro de Vila Mariana. As aulas são ministradas para os interessados e já estão sendo organizados torneios para os alunos de nível mais adiantado. Para ter aulas e participar desses jogos, basta pagar um pequeno valor mensal.

Estou pensando em dar uma chegada lá. É bom aprender algo novo, não é?

Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 19/07/2010
Reeditado em 19/07/2010
Código do texto: T2386312
Classificação de conteúdo: seguro