ANOS 60 E 70 _ O MOVIMENTO HIPPIE

Iniciado nos Estados Unidos, na década de 60, por uma juventude culturalmente avançada, que criticava as injustiças e desigualdades sociais. Os hippies defendiam a "paz e o amor" e criticavam a guerra, especialmente a do Vietnã. Defendiam o "amor livre", tanto no aspecto de amar o próximo, como na atividade sexual. Valorizavam o uso de drogas para "abrir a mente". Foram ajudados nesse aspecto com o surgimento de drogas químicas, como o LSD que, na época, não era proibido.

A filosofia hippie encontrava expressões na música pop, com baladas melodiosas, e no rock, com seu ritmo frenético. Escritas e ouvidas sob o efeito de drogas, usavam a música como "libertação da mente" (daí o termo "psicodélico").

O estilo hippie eram roupas coloridas, túnicas, sandálias de couro, cabelos compridos para ambos os sexos. O movimento recebeu até a denominação de "flower power" devido a um de seus símbolos: a flor.

No Brasil, o movimento teve uma expressão diferente devido a repressão da Ditadura Militar. Havia muita perseguição policial contra os "cabeludos" e os músicos. A maior expressão foi o Tropicalismo, movimento cultural do final dos anos 60, que revolucionou a música popular brasileira, antes restrita à bossa nova. Os tropicalistas criticavam a ditadura, lutavam pela liberdade de expressão. Foram responsáveis pela mudança de idéias e costumes: música, política, movimentos estudantis, sexo e moda. Foram perseguidos e alguns exilados, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

As consequências do movimento hippie podem ser observadas hoje, nos jovens brasileiros: o linguajar, a vestimenta, o uso excessivo de drogas, o sexo sem compromisso. Infelizmente não seguiram em frente dois aspectos, que seriam extremamente importantes para combater a imoralidade da política brasileira atual: o senso crítico dos tropicalistas e o engajamento dos movimentos estudantis, que fizeram história nas décadas de 60 e 70.

Giustina
Enviado por Giustina em 21/07/2010
Reeditado em 12/02/2014
Código do texto: T2390222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.