ANOS 60 E 70 _ CURIOSIDADES

1- O nome "biquini" (do inglês bikini) se deriva do Atol de Bikini, no Pacífico, onde, em 1946, foi feita uma explosão atômica experimental. Por analogia, a mulher de biquini, na década de 60, provocava o efeito de uma "bomba atômica". A atriz Jayne Masfield foi pioneira ao mostrar o umbigo. Foi um escândalo em Hollywood.

2- No começo da década de 60, a mini-saia era a febre. Todas as garotas queriam usá-la, pois era a primeira vez que uma saia ficava acima dos joelhos.

3- A calça boca-de-sino fez parte do visual de homens e mulheres dos anos 70. Vale dizer que as barras ficavam tremendamente sujas, após uma noitada na discoteca.

4- Os tamancos de plataforma, que surgiram nos anos 70, foram a solução para muitas baixinhas. Hoje ela está presente em tênis, sapatos, botas.

5- Os jovens setentistas romperam a barreira entre o masculino e o feminino. O jeans se tornou uma peça unissex e o modelo 501 da Lewis virou um clássico.

6- A androgenia de artistas como David Bowie agregou calças justas, botas de salto e maquiagem ao visual dos homens.

7- Em meados da década de 70 as discotecas ditavam a moda: camisetas de cetim, meia-calça de lurex e roupas de lycra. Contribuiram para isso o filme "Os embalos de sábado a noite", com John Travolta (1977) e, no Brasil, a novela "Dancin'Days", com Sônia Braga (1978).

8- Nos anos 70 houve uma onda de aparecer nú em público, como forma de protesto. Em 1973, na entrega do Oscar, Robert Opel entrou nú no palco quando David Niven entregava um prêmio.

9- Jane Fonda participou de movimentos que pediam o fim da Guerra do Vietnã. Caiu nas graças dos hippies e virou musa de uma geração.

10- Fafá de Belém gravou "Filho da Bahia" em 1975, música que fez parte da novela "Gabriela". Ao aparecer no Fantástico, a cantora começou a ser reconhecida nas ruas. O carro Fusca ganhou o singelo apelido de "Fusca Fafá", por causa do formato das lanternas que lembravam seus volumosos seios.

* Fonte: Google.

Giustina
Enviado por Giustina em 22/07/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2392110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.