BALADEIRA

Longe de tudo e de todos Ambrósio estava agora no sanatório da cidade. Era tido como mais um demente. Motivo?- Ao longo do tempo Ambrósio revoltado com as injustiças sociais, os problemas de ordem moral , financeira e política aliados ao seu desemprego o fizeram pirar da cuca. Desenvolvera o estranho hábito de fazer baladeiras e sair “balando” todas as pessoas que via pela frente. Anteriormente pelas pedradas que desferia nas pessoas fora preso. Mas na cadeia descobriram sua insanidade e o encaminharam para aquele sanatório.

Segunda-feira- dia da avaliação semanal – O Dr. Pompeu começa a receber os pacientes e faz as mesmas perguntas:

- Nome?

- João Paulo.

-Como você se sente João?

-Me sinto ótimo acho que não preciso ficar mais aqui.

- O que vais fazer se saíres do sanatório?

-Vou voltar a estudar e me formar.

-Acredito que mereces uma nova chance, pode ir embora- falou Dr. Pompeu

-Ó próximo....

- Nome?

- Julio Cesar.

-Como você se sente Julio ?

-Me sinto ótimo acho que não preciso ficar mais aqui.

- O que vai fazer caso você saia do sanatório?

-Vou procurar um emprego ainda que não seja um que me pague o que eu ganhava quero voltar a sustentar meus filhos e conviver com minha esposa , ter uma vida normal, Doutor

Acredito que mereces uma nova chance, pode ir embora- falou Dr. Pompeu

-Ó próximo....

- Nome?

- Ambrósio

-Como você se sente Ambrósio?

-Me sinto ótimo acho que não preciso ficar mais aqui.

- O que vai fazer caso você saia do sanatório?

-Vou fazer uma baladeira e balar as pessoas que encontrar na rua Doutor

Acredito que você necessita de mais tempo aqui no sanatório continue o tratamento por enquanto você não pode ir embora- falou Dr. Pompeu.

Durante várias segundas-feiras que se sucederam Ambrósio em meio a avaliação ainda tinha fixo no seu pensamento a idéia de fazer uma baladeira e balar as pessoas. Em todas as avaliações na hora em que era indagado sobre o que iria fazer caso saísse do sanatório- respondia sem titubiar- “Vou fazer uma baladeira para balar as pessoas que encontrar na rua...”Sua permanência naquele sanatório perdurava. Até que um dia um lampejo de sabedoria invadiu sua mente. Pensou consigo mesmo:

- Preciso sair deste lugar, este sanatório está me deixando louco. Tive uma idéia acho que vou mentir pro Doutor Pompeu, quando ele me entrevistar vou usar as respostas que meus colegas falaram nas avaliações respostas essas que os fizeram obter alta e sair deste inferno.........

Segunda-feira- dia da avaliação semanal – Ambrosio está ansioso – escuta por trás da porta todas as respostas dos seus colegas e fica atento aos pacientes que são liberados pelo Dr. Pompeu. Finalmente é a hora da entrevista e avaliação de Ambrósio.

- Nome?

- Ambrósio

-Como você se sente Ambrosio?

-Me sinto ótimo Doutor , tenho certeza que em vista do tratamento já não preciso ficar mais aqui.

- O que vai fazer caso você saia do sanatório?

-Vou voltar a estudar realizar um curso profissionalizante, um não. Dois ou mais , em nosso país e no mundo globalizado de hoje não se pode ter uma única profissão.

- Muito bem Ambrósio e o que mais vai fazer?

-Depois quero conseguir um emprego e arrumar uma bela esposa e me casar, ter uma lua de mel....

- Parabéns você esta me surpreendendo Ambrósio e como será essa lua de mel???

- Vou carregar minha esposa nos braços levá-la para o quarto deitá-la na cama e vou tirar o seu vestido de noiva e....e....?

- E o que mais??? Pergunta Dr. Pompeu já meio que empolgado e excitado com a narrativa ..

- E daí doutor eu vou tirar o sutiã de minha esposa e com aquele sutiã eu vou fazer uma baladeira e balar as pessoas que encontrar na rua.......

VITOR SERGIO
Enviado por VITOR SERGIO em 22/07/2010
Código do texto: T2392799
Classificação de conteúdo: seguro