BOA NOITE PRA MIM É BOM DIA QUE TAMBÉM É BOA NOITE!

BOA NOITE PRA MIM É BOM DIA QUE TAMBÉM É BOA NOITE!

Descobri que a insônia pode nos trazer enormes benefícios. Perder uma noite de sono, às vezes, traz ganhos e com juros. As informações noturnas que a madrugada oferece adiantam muito a vida. Ser insone é ter metade dos problemas resolvidos. A fé dobra-se durante a madrugada; basta ligar a televisão e ser abençoado em vários canais. A religião também acredita que o nosso senhor também sofra desse mal. Na verdade é uma confusão de fé, são tantos os abençoados que eu já curei quase todas as minhas enfermidades, pena que o milagre não conseguiu melhorar minha insônia. É o milagre da salvação noturna.

A televisão, realmente, é a melhor companheira. Na noite vazia e silenciosa, às vezes, só ela fala pela madrugada. São telecursos, TV escola, uma universidade para os desprovidos do sono. Às vezes, ao amanhecer, sinto- me um doutor em quase tudo, todavia, o diploma que me é dado são profundas olheiras e sonolência. Eu não posso crucificar a insônia, com ela nasceu a maioria de minhas poesias e canções, sem falar nesta crônica.

Não dormir a noite não é massacrante como muitos pensam. Se olharmos pelo lado da produtividade, podemos amenizar tal angústia. Pode-se fazer tudo que o dia nos oferece e muito mais. O amor, por exemplo, é mais bonito na madrugada, quase ninguém faz sexo em pleno meio dia. A poesia fica mais rimada e romântica, a lua e as estrelas não nascem pelo dia. Os sonhos e planos só acontecem pela noite. Então, ser insone não é nenhuma tragédia, pelo menos pra mim.

Depois de ser salvo pela fé noturna, ser curado por milagres madrugais, fazer poesia, canções e aprender até o “B A BA” em minhas jornadas pela noite, devo admitir:Tudo isso dá um sono... Aí eu faço como o velho Chico Buarque: “eu faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã”. Corrigindo: tenho que trabalhar pela manhã! aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh....... Desculpem, é sono mesmo. Boa noite, ou melhor, bom dia!

MÁRIO PATERNOSTRO