Escuridão

Com o falar é possível promover consolo a alguém, animar, incutir otimismo, revigorar forças para luta, mas também pode levar à desesperação, ao desalento, ao aviltamento. É o surgir da escuridão. Há pessoas que fazem-na sua aliada e passam então a criar. Criam seres angelicais, mas também as figuras horrendas. Criam os 'companheiros' quando se sentem sozinhas e a eles é dado um nome, aquele que se quer dar, como paz, habitante celeste, 'luz', um algo inexplicável, etc. Criam modos e situações, pessoas a seu bel querer, lugares para viver como pensam ser o ideal, os comportamentos ideais, os sentimentos vários e os temores vários. É uma realidade que só a elas pertence. Enredos maldizentes proferidos por faladoras que povoam nosso círculo da vida, futriqueiras, procuradoras de intrigas, bisbilhotices, não são aptos a interferir na paz interior. São elas necessitadas de um contínuo falar, de um tenaz difamar.

Essa escuridão pode ser manipulada com imaginação e criatividade. Depende da necessidade e do desejo. Ela é o que a pessoa quer que seja ou deseje. Pode ser projetada de diferentes formas que são vinculadas à vontade do manipulador ou manipuladora. Há pessoas que só sobrevivem na sua própria escuridão. Somente nelas se sentem protegidas. Aleluias para a 'santa ignorância', para a 'santa escuridão'. Amém.

eltoal10