O ASSUNTO DO MOMENTO

A Geyme escreve no Recanto das Letras e no blog Boutique de Ideias e mora na Alemanha. Ela me enviou um vídeo sobre uma menina que tentou fazer o mundo ouvi-la por 5 minutos, com uma fala contundente. Imediatamente após assistir, enviei para umas cento e vinte pessoas. No mesmo dia recebi comentários da Bahia, São Paulo, Rio, Brasília, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Pará, Minas, Polônia, Holanda e Portugal. É impressionante o que a internet pode fazer com a nossa vida. Pode até nos salvar de uma guerra iminente pela possibilidade de mobilizar o mundo em pouquíssimo tempo. Estamos usando-a como usamos todas as tecnologias, para o mal e pelo bem.

O vídeo trata da visão das crianças sobre o que estamos fazendo com o meio ambiente. E não fala vagamente de meio ambiente como água, lixo e poluição. Vai além, incomodando os todo-poderosos do dinheiro: fala da ganância excessiva e da má distribuição da renda mundial como fontes de destruição das riquezas naturais, o ponto central da polêmica defesa ambiental. Nunca, jamais vamos viver num mundo preservado de suas condições naturais salubres com a desigualdade gigantesca entre países ou entre os pobres demais e os ricos demais. Uns vão continuar destruindo pela falta de alternativas e os outros pela não otimização das alternativas que o dinheiro pode proporcionar. Irracionalidade dos dois lados. Todos optam pelo caminho mais fácil, o que dá menos trabalho, que gera menos despesas, que dá resultados instantâneos. Nesses tempos de afastamento das pessoas das outras pessoas, quando não mais se vê grandes mobilizações de rua em favor de causas coletivas, a internet vai lentamente substituindo o corpo a corpo. Ainda bem que algo vai ficando no lugar, apesar daquele calor humano emocionante das ruas não ser possível diante de uma solitária tela nas casas e locais de trabalho de cada um.

Se alguém se interessar por essa cruzada mundial pelo bem, o endereço do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=trIX6YdOTuY&feature=player_embedded