Imagem: Sonho - Pierre-Cécile Puvis de Chavannes
Música: Sonata ao Luar - Beethoven

Sonhar e Amar
 
Sonhar e amar são duas funções, dois verbos meramente humanos. São as mais poderosas alavancas que movem a humanidade. Quando elas deixarem de existir não haverá mais sentido para a vida.

Há poucos dias atrás, uma senhora já bem idosa, com quem tive a oportunidade de conversar, na sua simplicidade e sabedoria comentou: “a humanidade está carente de amor”.

Eu não diria que a humanidade esteja carente de amor. O ser humano está sonhando de uma maneira errada, e, quem sonha de uma maneira errada, não é capaz de exercer o amor em sua plenitude.

A maioria das pessoas confunde sonhos com desejos. Os desejos fazem parte da individualidade, da superficialidade e da satisfação pessoal. Os sonhos fazem parte da individualidade, da profundidade e da satisfação pessoal e plural. Nos dias atuais os sonhos estão dando lugar aos desejos.

Os desejos não são tão nefastos assim. Muitos deles, após serem exaustivamente trabalhados e burilados pela mente humana, se transformam em sonhos. Por outro lado, existem sonhos que são contaminados em seus nascedouros pela lei da individualidade, do menor esforço e se transformam em desejos.

Quem deseja quer, quem sonha ama. O querer é muito diferente do amar. O desejo, uma vez saciado, perde o seu valor.  Por outro lado, o amor é contagiante e gera plenitude.

O caminho dos sonhos e do amor é mais longo, íngreme e pedregoso. Vencer esse caminho é ter a oportunidade de comemorar a vitória, de compartilhar o sucesso e de deixar um legado para a evolução da humanidade. O caminho do desejo não é um caminho completo, é apenas um atalho em busca do sucesso pessoal e fácil, dos aplausos passageiros que se perderão no tempo. Sonhar é SER, desejar é TER.

A pessoa que ama consegue sonhar e quem sonha em profundidade possui a capacidade de amar em plenitude.

A humanidade, nos dias de hoje, não está sonhando em profundidade e nem mesmo amando em plenitude. O que está acontecendo é que o amor, o desejo em ter e os sonhos fazem parte de um único mosaico.

Vivemos em uma época em que a sociedade é fruto do marketing e do consumo e esse binômio induz ao desejo, embota a capacidade de sonhar e as pessoas passam a amar de maneira incompleta e errada.   

A sociedade do TER é egoísta, não sabe sonhar e amar e o seu legado para o futuro é nefasto. A sociedade do SER consegue sonhar em profundidade e amar em plenitude, ela aprendeu com o passado, sabe viver o presente e deixará um rico legado para o futuro. 

 
Estimados(as) amigos(as) do Recanto das Letras, estive ausente por um grande período por motivos de trabalho. Agradeço a todos que se preocuparam com minha ausência. Estou voltando para ler, aprender com vocês e tentar publicar algum texto. Muito Obrigado!