ENCONTRO

Eu pensei num “Encontro Recantista”, até já marquei data. A abertura seria no 07 de setembro de 2011. Não pensem que me equivoquei. O ano é 2011 mesmo. Tempo suficiente para a gente fazer uma boa programação com a colaboração de todos. Dia sete porque é feriado e quem trabalha teria que se ausentar somente quinta e sexta.

O local é claro que “quem parte e reparte, fica com a maior parte”, portanto, será na cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Por enquanto, o aeroporto internacional “Santo Dumont” que foi recentemente ampliado não recebe nenhuma linha aérea. Meus amigos terão que vir de avião até a capital Teresina – Pi. Lá deverá ter um ônibus que iremos alugar para trazê-los até aqui. Trezentos e trinta e seis quilômetros de estrada asfaltada, sinalizada, em perfeito estado, ora em um estirão de grande reta e ora curvas abertas ou fechadas.

Neste transcurso já é permitido ver uma amostra do nosso Piauí. Os carnaubais e os ipês roxo e amarelo enchem os nossos olhos de uma beleza ímpar. Vários pequenos riachos podem ser vistos ao longo da estrada e os cabritos contornam quase todo esse pedaço da BR 343, sempre saltitando como se a vida fosse uma contínua festa.

Planejaremos a viagem de forma que vocês cheguem para o jantar. Será servido na Praia de Luis Correia. Cidade vizinha, dezessete quilômetros da minha Parnaíba. O jantar a base de frutos do mar. Caranguejo, camarão, peixes. Comida leve, própria da região. É claro que o som não pode faltar. Música para agradar a todos. O microfone a disposição para a auto apresentação. Farei discurso para recepcionar meus colegas. Todos os talentos serão evidenciados através da declamação de poesias, leituras de crônicas e canto para quem tiver boa voz.

No dia seguinte 8 de setembro, quinta – feira, meu aniversário, eu proporcionarei para vocês um passeio no Delta. O único das Américas. Com 1.485 km de extensão, com paisagens exuberantes, cenário paradisíaco. O almoço será no próprio barco. O famoso baião de dois, a farofa acompanharam os frutos do mar. Retorno meio da tarde. Espaço livre até o jantar às 20 horas.

Dia 9 de setembro, sexta - feira, passeio turístico na cidade. Visita a Academia Parnaibana de Letras, ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba, ao Cajueiro de Humberto de Campos, ao Porto das Barcas, a Igrejas, Praças, Monumentos, Artesanatos, Centros comerciais e a parte nova da cidade com largas avenidas e casas com lindo design moderno.

Em seguida iremos até a Lagoa do Portinho, a Ilha Grande de Santa Isabel, cidade das rendeiras, que fica a menos de 16 km de Parnaíba e chegaremos até a nossa praia a “Pedra do Sal”, aquela do morro do gemedor. Almoço em Parnaíba, tarde livre e a noite reunião solene de encerramento no auditório com apreciação do primeiro encontro, sugestões para o segundo, comitê para decisão em caso de polêmica.. Momento de agradecimentos, de despedida, troca de livros. Finalizando a noite com jantar e festa dançante.

Esqueci de falar nos coffee – breack que deverão acontecer no decurso desses encontros. Com certeza a Maria Olímpia e o Roberto Rego trarão os pães de queijo mineiro e o Joel de Irati, trará as rosquinhas polvilhadas com açúcar e canela. O Mozart, Cláudio e Aristeu deverão anotar a viagem tim por tim tim para relatar em seus blogs. E o Márcio Felix com sua fértil imaginação criadora ficará atento aos detalhes para depois escrever seus humorados pensamentos. O Dante irá narrar a viagem igualzinho como fez no seu passeio a Índia. A Giustina traz o chimarrão. O Joe, Celso Panza, Anita, Lenapena, Zélia, Ana Toledo, Marília e o Marcio Jr .,deverão contribuir,com que, não sei.

Dia 10 de setembro, sábado, 8:00 horas retorno a Teresina, ônibus particular direto para o aeroporto. Programação previamente estudada para coincidir com o vôo que os levarão aos devidos destinos. Pronto! Vamos agora lapidar esta programação. Eu mesma talvez modifique milhares de vezes, à medida que observar necessidade e novas idéias for surgindo.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 04/08/2010
Reeditado em 24/04/2020
Código do texto: T2417282
Classificação de conteúdo: seguro