PAI SEMPRE PAI

Pai herói, pai amigo de cabelos brancos ou não. Pai que está presente ou que já não mais está. Pai de barba ou sem barba, carrancudo ou barrigudo. Pai é assim, não sabe falar fino e nunca quer chorar.

Mas detrás dessa capa masculino, tem um coração molenga pode observar. Quando senta no chão com seus filhotes brinca e sabe agradar. O pai comumente não tem paciência, não tem o jeitinho de mãe pra aconselhar. Quando vê o malfeito de seu filho não tem o jeito materno de saber falar. Repassa para mãe a incumbência de reclamar do filho e de educar.

Pai às vezes incomoda. Quer que o filho seja o que ele pensa. Cobra os estudos e exige resultado e fica no pé não tem quem agüente. Pergunte a um adolescente o que o seu pai já aprontou? Foi esperar na porta da badala e quantas vezes de castigo ele deixou? Só depois que a gente cresce é que entende o zelo e o cuidado que nos dispensou.

Apesar de todos esses impasses o “Pai” é para criança o seu ídolo. O adolescente tem o pai como o exemplo e o filho mesmo quando já tem filhos nunca esquece dos conselhos de seus pais. Porque pai é mãe fantasiado. Usa máscara para não se revelar. É próprio do sexo masculino não deixar os sentimentos aflorar.

Mas, “Pai” tem o coração adocicado, suas mãos grandes sabem acariciar, seus pés gigantes quantas vezes patinam lentamente para ver o filho dormindo na cama a suspirar. Pai, nós muito te amamos. Quando a gente cresce é que a gente compreende o que você fez para o nosso bem. E repetimos tudo como os filhos aquilo que você nos ensinou. Pai, você merece um dia especial. Neste segundo domingo de agosto queremos te dizer com muito afeto e carinho que nosso amor por você é incondicional.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 07/08/2010
Reeditado em 24/04/2020
Código do texto: T2423172
Classificação de conteúdo: seguro