DIAS DE BARBÁRIE EM NOSSA NAÇÃO

Houve um tempo em que a informação demorava meses para chegar às distantes cidades e fazendas do interior do nosso País. Longos dias de cansativa viagem eram feitos para que as pessoas ficassem sabendo das últimas novidades. O vô Pacheco – aquele gaúcho que ensinava a gurizada a ler e a escrever, viajava dias montado em seu cavalo e sob sol ou chuva, levava o seu radinho de pilha e algum jornal velho, amassado, para contar as últimas notícias do País. Assim era. Hoje, entretanto, a informação chega com uma velocidade tão grande que não damos conta de sabermos sobre tudo o que se passa no Brasil e mundo a fora.

Com a chegada da rede mundial de computadores facilitando o acesso à informação, pensava-se que viveríamos dias melhores, já que todos poderiam ficar mais informados e o conhecimento vindo daí poderia tornar mais feliz a viva de todos. No entanto, não é isso o que temos vivenciado em nossa sociedade. O que temos visto é muita informação circulando nas mídias e o conhecimento que, segundo o sábio rei Salomão, deveria ser buscado como se buscássemos a prata ou um tesouro escondido, não tem sido aplicado à vida das pessoas.

O conhecimento deveria ser buscado como se procura um tesouro. Foi isso o que disse o sábio rei. Disse, também, que O temor do Senhor é o princípio da ciência. Sendo assim, quem desejar ser sábio deverá, em primeiro lugar, buscar a Deus. Então, quem desejar se tornar sábio deverá ter a sua vida firmada em Deus. Logo, se Deus não está presente na vida das pessoas, elas não têm conhecimento e por isso vivemos dias de barbárie.

Muitos estão equivocados pensando que dinheiro, informação e títulos podem trazer a paz a uma nação. O que vai transformar a nossa gente será Jesus Cristo como Senhor da vida delas.

O educador Paulo Freire (1970), em sua obra Pedagogia do Oprimido -, quando exilado do Brasil, durante a Ditadura Militar, disse que “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”. Fato interessante para pensarmos, pois estudando sobre o termo comunhão, encontramos Koinonia – na língua original do Novo Testamento - e dentre os variados sinônimos para o vocábulo encontramos os termos participação, comunicação, contribuição, intimidade e cooperação.

Que o Poderoso Deus abençoe a nossa Nação e que sejamos conhecidos pelo mundo a fora como uma gente que tem Koinonia.

Vicentina Vasques
Enviado por Vicentina Vasques em 07/08/2010
Código do texto: T2423798
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.