DESILUSÃO PRECOCE

O Brasil é realmente um país de contrastes, como já dizia o escritor francês Roger Bastide. Um país de contrastes em todos os sentidos. O brasileiro sempre almejou ter uma vida tranquila, um bom emprego, saúde e possibilidade de ir e vir onde quer que desejasse. Mas tudo isso sempre foi um sonho inatingível.

A juventude lutava por um bom padrão de vida, estudava e tinha ambições políticas concretas. Tivemos bons governos que procuravam tirar o país da estagnação: presidentes que criaram leis a beneficiarem o trabalhador em geral.

Forças estranhas e ocultas ligadas ao capitalismo internacional ao perceberam a disposição do país em alcançar um lugar de destaque, forçaram um golpe de estado que levou o país ao caos por cerca de vinte anos.

Nessa época tudo era proibido e qualquer pessoa de mente mais evoluída era taxada de comunista e terrorista. A nossa juventude começou a decair gradativamente. Mas o povo com o passar do tempo não suportou a tantas pressões e lutou bravamente pelo fim da ditadura.

Alcançando de novo a liberdade, o país voltou a vislumbrar novos tempos. Os nossos jovens retomaram o pensamento politizado com o direito ao voto: todos queriam contribuir para um Brasil melhor. Conseguimos eleger candidatos que mostraram interesse em modificar a situação para melhor. Elegemos aquele que acreditávamos ser o redentor do nosso país.

Ledo engano. Com pouco tempo passamos a descobrir que todos aqueles que elegemos, por outros caminhos conseguiram realizar tudo aquilo que repudiávamos e lutávamos contra.

Agora, desiludidos precocemente só nos resta observar bastante e procurar alternativas que não nos decepcionem.