A IMPOSIÇÃO DO CRISTIANISMO ENTRE OS NOSSOS ÍNDIOS

Pra que maior violência que impor o Cristianismo entre os nossos índios? É violentar uma cultura e deixá-la sem referência. Foi o que os jesuítas fizeram na época da colonização e o que alguns grupos de católicos e algumas seitas evangélicas continuam a fazer agora. Cristo simplesmente nada significou para as civilizações ameríndias, assim como nada significou para as civilizações antigas como a japonesa, a chinesa, as civilizações da Índia etc. Para os muçulmanos pelo menos, Cristo é apenas de um sábio da antiguidade, já que o profeta deles é Maomé. Assim, religiões não deveriam ser impostas a culturas diferentes. Cristo não chegou a morrer para salvar os indígenas que sempre estiveram alheios a sua história.

Cristo não chegou a morrer para salvar os indígenas que sempre estiveram alheios a sua história. Afinal, para os cristãos da época, os índios nem alma possuíam! Será que os cristãos são os únicos donos da verdade?

Os portugueses causaram uma grande violência à cultura religiosa dos nossos indígenas, pois conseguiram modificar todo o sentido de religiosidade naqueles que foram conquistados e catequizados, sendo obrigados a adotar estranhos dogmas que nada tinham a ver com a sua cultura e religiosidade.

Cada cultura cria e recria sua religiosidade e suas crenças de acordo com a sua ótica particular e a seu modo de ver o mundo. No final de contas, para aqueles que crêem, Deus está para todos, não importando a maneira de se chegar até Ele, nem os nomes que Lhe dão.