Imagem do Google

   Os olhos de Mirna



  Seus olhos eram belos e enigmáticos. Desde que nascera a pequena Mirna, apesar de seu estranho nome, hipnotizava a todos com a profundidade do seu olhar. Quem o fitava ficava temporariamente absorto, enlevado pelo seu brilho furta-cor, tentando decifrar as mensagens que deles emanavam. 

  Tal como uma moderna Medusa, ela crescera povoando o imaginário dos homens que dela se aproximavam. Não era apenas a cor de suas íris, que vagueavam entre o castanho-mel até o verde-acinzentado, dependendo do ângulo de visão do espectador, numa combinação de cores aparentemente improvável, mas sim o mistério impactante que se descortinava à mente por eles interceptada.

  Mirna se tornara consciente do fascínio que exercia. Nem era por demais bela, mas o poderio de seu olhar superava qualquer outra deficiência que apresentasse. Tais deficiências, aliás, se revelavam por deveras preocupantes, tais como uma certa insensibilidade para os problemas alheios e uma frieza desmedida para com os menos esteticamente favorecidos.

  A arrogância e a frivolidade passaram a lhe acompanhar...

  Mas... Existem coisas na vida que mereceriam ser sempre contempladas: a beleza do pôr-do-sol, do arco-íris, do mar, da natureza... Os olhos de Mirna... Mas não deveríamos nos deixar cegar pelo reflexo solar, bem como pelo visgo penetrante de um fitar de olhos. A beleza pode ser perigosa, assim como o mar pode tragar o pescador mais experiente.

  Naufragar nos olhos de Mirna... Bela e perigosa maneira de submergir! 

  Porém, quem se deixa naufragar não retorna para contar a história nem desfruta uma segunda chance. E aquele antigo provérbio alemão, já antes repetido por Milan Kundera, “einmal ist keinmal”, “uma vez não conta, uma vez é nunca”, já nos alerta quanto à validade dos riscos.

  Cuidado com os “olhares de Mirna” com os quais porventura venha a se deparar! Admirar e tão somente, mas sempre a uma segura distancia, à prova de qualquer insana hipnose... Nosso maior desafio!




Obs: Machado de Assis (1839-1908), talvez o maior nome de nossa literatura, já em 1899 nos apresentava Capitu, com "seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada"...
Max Rocha
Enviado por Max Rocha em 11/08/2010
Reeditado em 12/08/2010
Código do texto: T2431361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.