“Um desejo, um sonho, uma visão.”

“Um desejo, um sonho, uma visão.”

A arte de ver, – de viver – de ser feliz não é senão o reflexo da nossa própria consciência de não permitir a quebra da visão bonita que se tem de si mesmo.

Se ocorrer este fato doloroso, assim como um artesão recupera uma obra de arte - peça valiosa que se danificou - O nosso ser tem que ser socorrido com delicadeza e atenção!

A vida é um Bem universalmente válido!

Graças aos ideais de uma bela visão - acompanhada de frutífera ação - uma pequenina semente é lançada em um campo fértil!

"Não julgues nada pela pequenez dos começos. Não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais, das que vão produzir árvores centenárias".

(Goethe) dizia: "Assim que você confiar em si mesmo, você saberá como viver."

Autoconfiança e Auto-estima é a capacidade de aplicarmos o ego em circunstâncias várias que possam estar exigindo ação.

Mas... Como? Seguir esta trajetória em um mundo em que a pessoa só procura satisfação ou compensações em coisas materiais? Pois é… temos de nos proteger...

Vivemos num “sistema” doente, e a solução de imediato é procurar um novo recomeço.

Os caminhos se perdem entre os longos passos, engendrado, diferente de teorias ontológicas e quando nos damos conta já estamos mal, perdidos, doentes, “despenados".

A vida do ser humano é feita de decisões. Para chegar a um resultado positivo é preciso saber renunciar, saber perder alguns objetivos para ganhar outros.

Jamais se definhar em lastimas, tornar-se vítima, como um cordeiro pronto para ser sacrificado.

Passado? Porque não libera-lo? Necessita-se urgentemente viver o agora; lutar “sem medo de vencer”.

Para que relembrar as derrotas, fracassos, momentos que não deram certo, as injustiças que nos foram impostas?

É lógico que por momentos ela bloqueará novas esperanças – impedindo chances de vitória!

Somos artistas da vida e protagonistas de nossa própria história, para isto é preciso “encarar” os reversos da vida.

Escalar uma montanha não é fácil, ah! Não é mesmo! Para alcançar o ponto extremo temos que parar, respirar, pensar, e caminhar... Sempre caminhar...

A serenidade é a maior aliada no combate à asfixia das turbulências. Devemos gerenciar nossas atitudes, em especial nossos pensamentos, pois eles representam o meio de acesso a novos hábitos – tornando-nos mais convincentes.

Como ter cuidado com as palavras bem intencionadas, bem trabalhadas, bem torneadas. Nelas estão contidas mensagens que podem nos destruir. O poder das palavras é muito forte, se usadas para o mal podem desmontar os Displicentes.

Assim é:

Temos que Vigiar os pensamentos porque eles se tornam palavras.

Vigiar as palavras; elas se tornam ações.

Vigiar as ações; elas se tornam hábitos.

Vigiar os hábitos; eles formam seu caráter.

Vigiar o caráter; ele se torna destino.

“Nós somos o que fazemos” o que pensamos e imaginamos.

As atitudes são reflexos dos pensamentos. Devemos aceitar nossas características com naturalidade, e mudar aquilo que de fato é necessário.

“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, mas que deve ser silenciosamente encontrada, essa coisa é realmente o que somos.” (José Saramago)

- A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos carrascos de nós mesmos.

“O amor nunca é um relacionamento: amor é sempre um rio fluindo, interminável.“ (Osho)

Muhammad Ali o “melhor pugilista de todos os tempos” exprimia:

Campeões não são feitos em academias. “Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão."

Nada e ninguém têm o direito de nos fazer parar ou desistir.

Para que parar, se temos a oportunidade de continuar e construir uma nova história?

Quando caminhamos, a natureza está a nossa espera mostrando-nos qual a melhor direção a seguir e a buscar.

Seguir em frente é necessário e fundamental. Deixar-se ficar – permitindo que o desestímulo habite nosso ser, é um suicídio, pois, perdemos a razão de viver. Por quê?

Pra que interromper definitivamente os sonhos –as lutas – ideais – e metas?

Dois homens olharam através das grades da prisão;

Um viu a lama, o outro as estrelas. Santo Agostinho.

Não devemos ser escravos de um padrão, de uma época, de um costume. Aprendendo a pensar por nós mesmos, experimentamos a liberdade.

Quando se chega ao final do caminho não se leva bens materiais – mas o bem que fez as pessoas. Iremos de volta para o nosso antigo lar como Jesus disse:

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” ( Mateus 6,19-23 Lembrar sempre – que tudo na vida é um convite para o avanço e a conquista de valores, na harmonia , na glória do bem.

Belo Horizonte, 29 de dezembro de 1983

Marília
Enviado por Marília em 12/08/2010
Reeditado em 29/06/2014
Código do texto: T2432909
Classificação de conteúdo: seguro