O Não Mentir

Analisando a mentira nua e crua eu faço a pergunta:

Você já tentou não mentir?

Muita gente se deparando com esta pergunta, inclusive eu, pode dizer: "Mas eu não minto".

Depois se pára e pensa, e ve-se que todo mundo mente, não precisa ser uma mentira escrabosa, que prejudique alguém, que cause a 3º guerra mundial ou mande alguém pra cadeia por falso testemunho.

Que seja uma mentirinha, mas o fato é que todos mentem, e até dou exemplo.

Vamos lá. Logo de manhã quando acordamos, tomamos banho, tomamos café, vamos para o trabalho, até aí tudo bem. Chegando no trabalho aí que começa o show de mentiras:

- Bom dia!

- Bom dia Dr. Claudio!

É bom dia pra lá... É bom dia pra cá.

O Assenssorista dá bom dia para o Dr. Claudio que apanha o elevador, mesmo querendo desejar péssimo dia para o homem de gravata que tem como filosofia de vida achar sub-humano alguém que não trabalha de terno e que não fala pelo menos duas línguas.

Dr. Claudio sai do elevador e dá bom dia ao Dr. Freitas, mesmo querendo desejar "horrível dia" pois sabe que áquela reunião que ele não participou pedia a sua cabeça.

O Dr. Freitas balança a cabeça em sua mesa, depois que o Dr. Claudio sai ele atende ao telefone com um "Tudo bem Amor? como foi a viagem?" E pra que perguntar, pois já sabe que, além de não gostar mais da esposa, nunca seria boa a viagem que fez à negócios, e acompanhada.

Bom dia! Bom dia! E Bom dia!

Passada a fase do bom dia, vem a fase da mentirinha básica. Srta. Leila do financeiro explica que como pode ser tão ruim a empresa de ônibus que a fez chegar atrasada 5 minutos, mesmo tentando não mostrar a verdade de que seu relógio não despertou e que a festa de ontem se prolongou além do esperado.

Srta. Fernanda ouve atenta e pensa com toda a certeza que a amiga está mentindo, mas arquiteta ao mesmo tempo algo pra falar sobre o vale que pediria dizendo que era para a saúde da Mãe. Em casa seu marido espera ansioso a resposta de que se haverá o dinheiro para o churrasco de aniversário ou não.

Carolina do Marketing passa seu batom sensual e Elisabete se surpreende como ela poderia gastar tanto com um batom que pra ela só tinha marca.

Carol sai dizendo que pra ela não importava o preço, mas sim qualidade. Já o camelô que vendeu à ela se importava muito com o preço e nada com a qualidade, mas seu discurso na barraca era de um vendedor de jóias.

Elisabete pensa:

"O meu de R$ 3,00 é melhor"

Carol pensa:

"Ela pensa que o meu é melhor"

Elisabete pensa:

"Nem é tão bonita assim a cor"

Mesmo sabendo que nunca vira uma cor tão maravilhosa.

Carol pensa:

"Se ela soubesse que paguei R$ 3,00"

Quanta mentirinha boba né. mentirinha para o bom dia, mentirinha básica, mentirinha da vaidade, enfim, mentirinha, mas mentira.

O não mentir é dificil, mas outra certeza é que isso é inerente ao Ser-Humano, este cheio de dúvidas, de angústias, de ansiedades, mas cheio de uma coisa que mais que outro sentimento nos preenche: a Esperança e a solidariedade.

Ao término do expediente Dr. Claudio desce pelo elevador e ao sair do prédio dá de cara com o faxineiro que ainda terminava seu turno. Faz uma careta ao se desviar do "Peão".

- Boa noite Sr.

Dr. Claudio fingiu que nem ouviu.

Mas o Boa noite de Irineu o faxineiro, mesmo tendo dificuldade em alimentar a família, o aluguel vencido pra pagar amanhã e as duas conduções pra pegar de volta, foi o mais sincero e verdadeiro já dito.

É, nem todos nós mentimos. Me enganei.

Demi Lopes
Enviado por Demi Lopes em 13/08/2010
Código do texto: T2435693
Classificação de conteúdo: seguro