CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS

     A mídia, notadamente a TV, tem grande  influência no cotidiano das pessoas,  principalmente sobre  crianças e jovens. As imagens não são neutras. Elas passam idéias que as pessoas acabam incorporando como suas. Se para o adulto isso já é perigoso, imaginem na mente de uma pessoa em formação. As cenas de sexo e violência interferem no desenvolvimento emocional da criança, provocando um amadurecimento precoce e distorcido. Há um desrespeito profundo com a sexualidade da criança. Cenas de novelas, danças de cunho erótico, letras de músicas com apelo explícito ao sexo. E então, o que vemos por aí? Crianças de quatro, cinco anos, com trejeitos de mulheres de vinte anos. Meninas com atitudes de adulto, deixando de viver a fase infantil. São as mulheres em miniatura que vemos pelas ruas, com lábios pintados, sandalhinhas de salto, distribuindo "selinhos".
    Isso impede que o desenvolvimento interno se processe normalmente. O desenvolvimento da criança é imposto. A personalidade de nossas crianças está sendo formada por fatores distorcidos, cujas consequências são desastrosas para sua vida juvenil e adulta. Entre esses fatores podemos citar:
_ a beleza física, como fator de crescimento econômico e profissional, em detrimento da moral e da dignidade pessoal;
_ a importância exagerada a criminosos, criando heróis-bandidos, que acabam sendo celebrizados;
_  cenas de deboche ou  supervalorização de tipos com condutas reprováveis,  aparência vulgar ou agressiva,  transformando-os em modelos que  passam a ser copiados;
_ músicas pernósticas, danças indecentes e quase nudez , tornando natural à criança esse tipo de comportamento.
    Luciano Pires,  jornalista e escritor,  fez circular na internet um comentário onde diz que "se sentiu ofendido quando Pocotó se tornou o grande sucesso da música popular brasileira, domingo (16-2-03)". O quadro no programa do Gugu ocupou horas preciosas do horário nobre. Bateu recordes de audiência.
    Em outubro de 1998, a ONU realizou uma pesquisa sobre os desenhos animados da televisão brasileira e o resultado foi assombroso: uma criança brasileira que assista a duas horas diárias de desenho animado estará exposta a 40 cenas de violência explícita, produzidas dentro das nossas próprias casas.
    Essa é a influência  da mídia no comportamento violento dos adolescentes, na atividade sexual precoce que começa desde a infância e na incansável busca por um lugar no mundo dos famosos, como se este fosse o caminho para a felicidade.
Giustina
Enviado por Giustina em 13/08/2010
Reeditado em 12/02/2014
Código do texto: T2436454
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Giustina
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, 62 anos
1216 textos (161515 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/07/14 13:47)