Nossa! Onde você aprendeu isso?

Depois de uma conversa produtiva com um grupo de jovens, me disseram: “Nossa! Onde você aprendeu isso?”

É incrível como em tempos modernos com a informação veiculando por todos esses caminhos, saindo de cada “buraco”, em todos os meios de comunicação como a Internet, os primitivos, mas não menos importantes Jornais, Telejornais, as pessoas ainda tenham tanta carência de boa informação e do bom conhecimento.

Tentei fazer uma pesquisa simples, para assim tentar entender de onde vem essa falta “vitamínica” de boa informação e bom conhecimento.

Foi dessa maneira que, finalmente, percebi que essas tais pessoas que dizem ou que aparentam ter a falta da vitamina da boa informação, de nome cientifico “vitaminus informus bons” (encontrada em todos os alimentos derivados da boa leitura), tem essa carência por suas péssimas escolhas!

Sim querido leitor!

Péssimas escolhas!

Se temos 5 pessoas conversando e uma delas mostrar mais afinidade com as palavras ou demonstrar maior conhecimento em certo assunto, não quer dizer necessariamente que ela seja mais inteligente que o resto. É concreto afirmar que ela fez escolhas inteligentes quando ela preferiu ler Mario Quintana a assistir a sua novela preferida.

Não leve em consideração o tipo de leitura que citei, mas levem como exemplo de boa leitura. Afinal quem seria louco a me dizer que Mario Quintana é uma leitura ruim?

Bem, preferências a parte, volto a dizer: “Nossa! Onde você aprendeu isso?”, Ora bolas! O tempo que você tirou assistindo a novela eu simplesmente escolhi LER algo bom ou ver na TV algo Produtivo e que era realmente interessante!

Eu não tenho nada contra novelas, mas fico revoltado quando alguém troca um bom livro, uma boa reportagem ou qualquer programa que lhe enriqueça culturalmente por um programa tão, tão...

O que dizer? Vocês mesmos já sabem!

Eu não precisei escalar um monte de pedras e espinhos, invadir bibliotecas ou ameaçar algum escritor para que ele me revelasse o segredo da boa informação e conhecimento, não foi necessário já que toda a boa informação está em nossas mãos...

Sim!!

Na internet, jornais, telejornais, livros, nas bibliotecas municipais, revistas etc.

As pessoas estão se tornando LEIGAS não por falta da boa informação, mas por falta de interesse e boas escolhas. Acabam se tornando “burras” quando olham para um, não mais inteligente, bem informado e ficam estupefatas com a “esplendida sabedoria”, o bem informado leu um bom assunto, ou assistiu algo interessante e divulgou a boa informação, e acabou exageradamente tornando-se um ser de alto nível intelectual para o leigo. E os bem informados não estão errados!

Errados estariam se não dissessem: “Eu li” ou “eu vi isso na TV” e não levasse o espectador à fonte do conhecimento.

Se a pessoa que me fez aquela pergunta me acha mais inteligente do que ela, eu vou achar que sou sim, mas não por que eu me ache mais inteligente e sim por que ela acha saber menos do que eu!

Vou responder a pergunta que serviu de título para essa crônica:

-Eu sou tão inteligente ou tão leigo quanto você, a diferença é que eu li um artigo de um jornal.

Igor Improta
Enviado por Igor Improta em 13/08/2010
Reeditado em 02/09/2010
Código do texto: T2436816
Classificação de conteúdo: seguro