AS MANIAS

Mania são hábitos ou costumes repetidos de forma exagerada. Também é definido como uma síndrome mental caracterizada pelo euforismo. Mania é uma palavra derivada do grego que significa loucura. Todos nós temos manias e de louco também todos nós temos um pouco.

Flavio Cavalcante muito bem expressou “as manias” nos versos que foram cantados por Nelson Gonçalves. Mania de querer bem. De só entrar no chuveiro cantando a mesma canção. De contar sempre aumentando o que diz e o que fez. Mania de falar mal. Mania é coisa que a gente tem mais não sabe por quê.

Será verdade que as manias de pobres são diferentes das manias de rico? Será que é somente o pobre que tem a mania de lamber a tampa do iogurte? Será que é somente pobre que tem a mania de olhar os preços e dizer para o vendedor que está só dando uma olhadinha? Será que é somente o pobre que faz festinhas em casa com a presença de amigos que levam um prato para colaborar? E a mania de roer unhas é de pobre e de rico? A mania de estalar os dedos tem alguma coisa a ver com a classe social?

Certas manias são exclusivamente de ricos como, por exemplo, colecionar peças antigas e valiosas, viajar mais de uma vez por ano, de usar roupas de grife, de só beber vinho em taça de cristal.

A mania quando obsessiva vira vício. Vício de beber, de fumar, de jogar, por exemplo. Atira a primeira pedra que não tem uma mania ou até mesmo um vício. Eu , por exemplo, já relatei em crônicas anteriores várias manias que me dominam. Tenho mania de vick, de ler após o almoço, de antes de dormir escrever uma crônica para o recanto das letras. Imaginem que passei cinco dias sem satisfazer tal mania/vício. Estava inquieta, num pé e noutro para sentar e deixar cair o pensamento que vai se transformando em letras, com enredo, começo, meio e fim à medida que se espalha no papel. Ufa! Até que enfim, mania satisfeita.

E você vai contar para a gente qual a sua mania/ vício?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 17/08/2010
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T2442596
Classificação de conteúdo: seguro