VIDAS QUE NÃO SE COMPREENDEM

FILHO: ‘Mãe, queria ter nascido com o cabelo ‘bom’.’

‘Não vou almoçar porque estou com a barriga cheia’.

‘A senhora acha que minha orelha é grande’

‘Mãe, me deixa ficar em casa hoje?’

‘Eu quero comer muito pra engordar. ’

MÃE: ‘Deixa de besteira, ‘ minino’! Seu cabelo é bom, ‘bunito’...

‘Você veio puxando a seu avô, que era rarará.

‘Você não está com fome? Mas pela manhã você apenas ‘biliscou’!

‘Não, meu fio, você não tem orelha de abano, você puxou a orelha do seu avô Bastião!

‘Minino de Deus, você não tá mastigando? Tá engolindo como se a comida fosse fugir do prato! Coma mais divagar, fio!’

FILHO: ‘Mãe, a senhora não entende ‘de nada’.

Mãe: ‘ É fio, sua mãe não ‘intendi’ mesmo.Estou apenas começando a viver como você...’

A mãe não consegue perceber as necessidades do filho. O filho não consegue entender as limitações da mãe. Não consegue entender que ela é apenas uma mulher sofrida, que tem sob os ombros a responsabilidade de assumir sozinha a manutenção da família.

Num futuro bem próximo, optarão pelo silêncio. Não sabendo que essa decisão lhes custará caro. O preço? A barreira que crescerá entre os dois, que os separará por toda a vida... Essa barreira, invisível, porém presente lhes causará feridas difíceis de ser tratadas, e que talvez, nunca venham ser saradas.

A mãe acima retratada representa uma mãe sem estudo, envolvida pela labuta e que não consegue entender a linguagem do filho, e, os sinais por ele emitidos não são interpretados com a clareza que exige o momento. Mas essa mãe poderia também ser outra: Inteligente, intelectual, viajada, culta..., e mesmo assim, não conseguir manter um canal de comunicação aberto com o filho. Que esse canal precisa ser mantido aberto é visível, mas não basta apenas isso. É preciso que o diálogo ocorra e os sinais emitidos sejam claros e facilmente traduzidos.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 17/08/2010
Código do texto: T2443595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.