A CIDADE DE MADEIRA QUE VIROU PEDRA

Minha terra natal era, há 40 anos atrás, um pequeno pontinho desconhecido, que não constava nem nos mapas da região central do Rio Grande do Sul. Muita gente, do próprio Estado, não sabia onde ela se localizava, outros nunca tinham ouvido falar. No final da década de 70 essa situação mudou. Por quê? Porque a cidade virou pedra! Exatamente, descobriu-se que a madeira petrificou! É óbvio que não se transformou em pedra de um dia para outro. Portanto vamos aos fatos.

Mata, cidade localizada na região central do Rio Grande do Sul, distante 384 km de Porto Alegre, exibe hoje aos visitantes o resultado de um fenômeno ocorrido há aproximadamente 200 milhões de anos: a transformação de árvores em pedras. A curiosidade atrai para a cidade milhares de turistas e estudantes, que desejam ver de perto este capricho da natureza.

Paleontólogos acreditam que no lugar onde se ergue a cidade existiu uma grande floresta que, devido a um grande abalo da terra, se petrificou. Além das praças e calçadas ornamentadas com madeira petrificada, Mata possui o Jardim Paleobotânico, que é a única reserva delimitada no Brasil em quantidade de fósseis. O Museu Guido Borgomanero possui 2.500 peças fósseis (vegetal e animal) de imenso valor científico e turístico.

Qual seria o fenômeno que fez aqueles troncos e raízes se petrificarem? Há um consenso de que seja qual for a causa, a consequência foi a cobertura das árvores, evitando a decomposição rápida e possibilitando a fossilização do material orgânico. E o resultado são pedras iguais, até o mais ínfimo pormenor, aos troncos que lhes serviram de molde.

O reconhecimento do valor cultural das pedras é recente. Até fins da década de 70 os moradores de Mata agradeciam aos "estrangeiros" que levassem embora as "pedras", que atrapalhavam as lavouras. Mas, em 1979, o padre Daniel Cargnin foi mandado para Mata. Um autodidata em paleontologia, descobriu, incrédulo e estarrecido, que não caíra apenas em cima de alguns exemplares de fósseis, mas que a própria cidade tinha sido erguida em cima de fósseis e vegetais. Vendo que a população não tinha noção do valor cultural daquelas pedras, o Padre iniciou a conscientização dos matenses na defesa do patrimônio do Município. Nessa luta merece destaque também o trabalho da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

A cidade mudou muito em função do turismo. Hoje cientistas de todo o mundo chegam até Mata, a única cidade do mundo que está em cima de material fossilizado. Está na hora dos brasileiros também descobrirem Mata. E, por favor, cada um que for visitar a cidade, deixe no lugar aquela pedra que gostaria de levar como lembrança...

Giustina

Giustina
Enviado por Giustina em 18/08/2010
Reeditado em 29/06/2015
Código do texto: T2445885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.