Ensaio e erro ou uma inteligência que eu como ser racional desconheço?

Ensaio e erro ou uma inteligência que eu como ser racional desconheço?

Tenho duas filhas (caninas) uma chama-se rosinha e sua filha donatela, estas duas pestinhas são a alegria das minhas noites e dias.

Acho muito pretensioso os estudos relacionados aos cães onde os mesmos dizem que nossos cachorros fazem aquilo que ensinamos.

Como explicar tantas travessuras? Pois bem, agora pouco estava eu querendo comprar um doce, só que eu tinha que ir à uma loja de conveniência que tem próximo a minha residência.

Rosinha, estava apenas esperando eu sair para aprontar mais uma das suas travessuras, em cima da mesa deixei propositalmente uma vasilha com uns petiscos, enquanto eu estava em casa, rosinha estava de olho, talvez pensando, como ela poderia fazer para subir em cima da mesa para enfim degustar o que ela queria, donatela dormindo em outro canto sendo sua cúmplice, estava percebendo tudo, mas dando a entender para elas que nada estava acontecendo! Então, fui ao quintal e fiquei observando a astucia da rosinha e da donatela, rosinha ficou olhando para o portão e donatela observando tudo na sua, percebendo tudo, fingi que tinha saído, e fiquei quieta para ver a reação delas.

Rosinha não satisfeita, desceu de onde estava e foi ao quintal para ter certeza que eu havia saído de fato, donatela já tinha percebido que eu ainda me encontrava no recinto.

Dona rosinha, pensando que eu havia saído, logo puxou a cadeira e quando ela ia subir eu que estava rindo de tudo, disse:

- Ah! Sua sapeca, você estava esperando eu sair para fazer arte? Rosinha(minha cadela) toda faceira, deitou-se a minha frente como sempre faz quando faz alguma travessura e eu tenho que chamar sua atenção, colocando justamente a pata que a mesma teve quebrada, por algum ser humano sem sentimento algum por animais, principalmente quando se trata de cachorros totalmente indefesos que outros seres humanos sem amor nenhum ao animal cometem ao jogá-los na rua. Pois bem, ela deitou-se a minha frente, como que diz: - Oh! Minha pata está fraturada não briga, não bate, mesmo que seja com jornal! (Risos) Mas eu estava com vontade de comer o doce e fui à loja ... quando voltei, encontrei donatela de vigia no portão e rosinha comendo os petiscos, quando donatela viu-me voltando adentrou a casa e ficou sentada na porta, mostrando-me os dentes, como se estivesse rindo! Queridos, não me achem tola, por favor, mas donatela sorri, ela sorri sempre que faz alguma travessura!

- Alguém pode explicar como duas cadelinhas podem ser tão inteligentes? Ao entrar em casa, rosinha veio toda cheia de charme balançado seu rabinho, diante de tudo isso apenas sorrir.

- Não entendo como algumas pesquisas podem afirmar com tanta certeza que os cãos possuem inteligência ao serem ensinados por seus respectivos donos. Não, não posso acreditar que nenhum dono de cachorro, possam ensiná-los a fazer travessuras, para depois chamar a atenção dos mesmos. Apesar de não ser veterinária, convivo com rosinha por quatro anos e donatela há dois anos e dois meses, donatela é filha da rosinha uma legítima poodle lata, (filha de vira lata com um poodle) este nome eu inventei para dar graça aos filhotes da rosinha com o poodle (bolinha). É por isso que eu amo minhas filhas (caninas) nenhum ser humano poderia fazer-me sorrir, diante de fatos tão bobos, até encontro quem me faça sorrir, mas como essas duas não.

Por esse motivo, resolvi postar este texto, e assim, compartilhar com meus amigos recantista toda travessura das cadelinhas sapecas.

- Os cães são muito inteligente, acredito que possuem um raciocínio irracional totalmente aguçado. Nós humanos somos inteligentes, pensamos sempre como vamos agir, pensamos nos prós e contra, mas os cães mesmo sabendo que podem levar uma baita bronca, mesmo assim eles são capazes de fazer cada travessura, que só quem possue cães sabem bem o que quero dizer.

Dedico este texto para minhas meninas, minhas sapequinhas, minha vida, claro depois da minha estrela da manhã (meu filho Rodrigo Lima) mesmo elas sendo animais eu tenho um amor tão grande, que não consigo jamais sentir raiva, quando elas fazem tanta arte, mesmo depois de ter 50 pares de sandálias totalmente devorados por donatela há um ano e meio, durante este um ano sofri com perdas de sandálias, chinelos um aparelho de celular comprado e devorado no mesmo dia, hoje ela não devora, tentei ensiná-la, que ela não podia fazer tal travessura, acho que consegui, embora toda vez que vou sair eu tenha que me precaver e ver se as portas do guarda-roupa estão fechadas, fogão coberto .. isso Sem contar que donatela já tirou enúmeras roupas do varal, sinceramente eu não sei o que ela pretendia ao tirar tudo e jogar no chão, quantas vezes cheguei em casa e vi meu trabalho entre "aspas" todo jogado no chão e donatela mostrando os dentes, como se estivesse sorrindo e eu espantada, por saber que teria que lavar tudo outra vez!

Tenho outras facetas para contar, breve postarei aqui, para compartilhar com meus queridos amigos e leitores.