PLEBISCITO

“Plebiscito e referendo são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa”. A definição está de acordo com o Código eleitoral anotado e Legislação Complementar, 7.edição,2006.

De uma forma mais simples a gente pode dizer que é uma consulta popular. O último plebiscito que houve no Brasil foi em 1993, para que o povo escolhesse entre os sistemas de governo: Monarquia, República, Presidencialismo e Parlamentarismo. Por decisão da maioria foi mantida a República Presidencialista.

De uma maneira informal eu articulei um plebiscito entre meus colegas recantistas para saber se mudava ou não a foto junto ao meu perfil. Imaginei que todo mundo fosse votar na troca, pela curiosidade de ver uma imagem nova. Eu adoro apreciar fotos. Ledo engano. A votação ainda não está encerrada porque não completou nem 24 horas, mas por incrível que pareça até agora está ganhando o “não”. Não mudar a foto.

E vou fazer um parêntese para contar uma coisinha engraçada. Dizem que eu tenho o espírito de criança. Não tenho medo de nada, me expresso espontaneamente, sou destemida com uma menina peralta. Se errar, corrijo. Só não erra quem nada faz. As crianças são corajosas, correm riscos, escalam muros, sobem no galho mais alto de uma árvore. São também teimosas. Gostam de ser do contra, talvez para chamar atenção dos pais. Adoram desobedecer às regras e fazer exatamente o oposto daquilo que se pede.

Querem saber de uma coisa? Eu estou com uma vontade danada de fazer exatamente o contrário do resultado da votação. Até esse exato momento (vinte e três horas e cinqüenta e nove minutos) temos o seguinte resultado: nove votos para não trocar a foto, dois votos para trocar e dois indecisos. Dos trinta colegas somente treze votaram. Os outros dezessete poderão fazê-lo até as zero hora e trinta e sete minutos. O seu voto é importante. Vote. Se eu vou proceder de acordo com o resultado ou não, é outra história.

Esta brincadeira de plebiscito serviu para mostrar que o brasileiro deixa tudo para última hora ou então eles não gostam de votar na Dilma. Eu, Dilma, atingi pouco mais de um terço dos votos esperado até agora, mas tem água pra rolar. Marketing não faltou e este tipo de votação não tem nada a ver concorrente.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, vamos ver se a Dilma terá o tanto do voto que espera. Mas, qualquer que seja o resultado irei fazer jus ao “espírito de criança” que dizem fazer parte do meu eu. Vou ser do contra. Principalmente se o resultado for para não mudar a foto. Promessa de votação não se cumpre, já e praxe. Pode uma coisa dessas?

“Dizem que o segredo do gênio é levar o espírito da criança até a velhice”

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/08/2010
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T2450195
Classificação de conteúdo: seguro