RACIONALIDADE E INSTINTO

Aprendemos, desde pequenos, que o homem é um animal racional. Animal porque conserva os instintos, as necessidades físicas e até as reações dos nossos irmãos menores. Ms, por ser dotado de raciocínio, o homem se distingue das outras espécies animais. Ou seja, é o único, entre todos os seres vivos neste Planeta, dotado da capacidade de pensar e escolher.

Os ditos irracionais mais primários vivem pelas regras do instinto de grupo da espécie, são instintivos em suas ações. Peixes, certas aves, têm sempre os mesmos comportamentos frente ao perigo, à procriação e às necessidades básicas. Algumas espécies, como o cão, o gato, o cavalo, já apresentam reações e comportamentos que os distinguem dos seus afins. Observando o agir de cães e gatos, por exemplo, veremos que nenhum deles é semelhante ao outro nas respostas a estímulos humanos. É óbvio que, na preservação da vida, seguem as mesmas regras de procriação e defesa. Mas quem tem mais de um cachorro em casa, sabe que eles não se comportam igualmente. Uma certa autonomia já os distingue uns dos outros. A evolução das espécies e a convivência doméstica, desenvolve neles peculiaridades que já apontam para o desenvolvimento de uma personalidade própria.

Por outro lado, certos homens parecem ser mais instinto que racionalidade. Frente à situações da vida, reagem como se fossem irracionais. É o caso de gente que maltrata animais, que programa crimes passionais motivados pelo fim de um relacionamento, pelo orgulho, pelo poder. É o instinto vencendo a razão. Nos últimos tempos parece que muitos não conseguem "domesticar" o instinto animalesco. Perderam o controle das emoções e, semelhante a um rolo compressor, vão destuindo vidas, sentimentos, infernizando e maltratando, chegando ao extremo do crime frio e passional.

Animal irracional só mata para proteger a espécie, diante de um perigo iminente, quando atacado, quando está com fome. O homem, dito "racional" é o único que mata por vingança, por prazer, por ideologia, por religião, pelo poder.

Os espiritualistas afirmam que a Terra está em renovação constante, que estamos vivendo o fim do dualismo que nos caracterizou por milênios. Que a Terra passa por transformações que levarão o homem à quarta dimensão, com o consequente levantamento do "véu" que encobre nossos olhos espirituais. E que, neste momento, as emoções afloram com mais intensidade e o homem já não consegue esconder e controlar os instintos inferiores. Porque a energia do Planeta está mudando e o espírito procura se adaptar. Para alguns essa transição é tranquila, porque já possuem um grau evolutivo onde a razão e a emoção predominam sobre os instintos. Outros, apegados ainda ao materialismo insano das facilidades terrenas, dominados pelo orgulho e pela ganância, sem sintonia com as coisas elevadas do espírito, estão perturbados e reagem de forma agressiva, tentando se agarrar à "tábua de salvação" do dinheiro e do poder. Matam, enganam, ludibriam.

Mas, até quando? Tudo é finito na materialidade, assim como finito são os descalabros do espírito. Pelo amor ou pela dor, esses seres, um dia, serão reconduzidos ao caminho do Amor e da Luz.

Tenho minhas dúvidas se alguns animais não chegarão primeiro, ganhando essa corrida em busca da evolução. Porque certos "homens" agem de forma mais primária que nossos irmãos "irracionais". O tempo dirá...

Giustina
Enviado por Giustina em 23/08/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2455292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.