A DEMOCRACIA E O DESPREPARO ELEITORAL

ESTAMOS NOVAMENTE DIANTE DE UM PLEITO ELEITORAL, QUE IRÁ ALÇAR AOS PODERES EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS, NOVAS E INUSITADAS PERSONAGENS.

VOCÊ VAI LER E DEPOIS ARGUMENTAR:

Candidata a musa das eleições 2006, a paulistana Camila Kiss, 28 anos, concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo PFL. A loira já posou nua em revistas masculinas e hoje atua no programa humorístico A Praça É Nossa, do SBT. A bandeira de sua candidatura é a defesa dos bichinhos. Daí que no seu nada santo santinho ela está seminua - Camila diz que, se estivesse vestida, ninguém prestaria atenção em suas idéias.

- Além disso - completa a moça - cada um usa o que tem. Ainda não tenho história na política nem realizações para mostrar. (*)

(*) Fonte: Jornal Zero Hora edição de 01/10.

ESTE É UM DOS INÚMEROS EXEMPLOS.

NÓS TODOS, SOMOS RESPONSÁVEIS PELO DESTINO DO PAÍS. O MOMENTO QUE DEVERIA SER DE REFLEXÃO, DE CONSCIENTIZAÇÃO, DE ANALISAR OS E AS POSTULANTES AOS CARGOS, SE APRESENTA COMO UM MOMENTO DE CHACOTA, DE MAU GOSTO, DE CHACOTAS, NÃO DA PARTE DO ELEITOR, MAS DOS E DAS POSTULANTES.

O DESPREPARO, O SEMI-ANALFABETISMO, A IGNORÂNCIA TOTAL E COMPLETA A RESPEITO DO CARGO QUE POSTULA.

INFELIZMENTE PARTICIPEI DE UM ENCONTRO NO QUAL UM DETERMINADO ELEMENTO, MUITO POPULAR, QUE TEM UMA ACEITAÇÃO LOCALIZADA ENORME, APRESENTAVA SUAS RAZÕES, PARA QUE OS “CUMPANHEIROS” VOTASSEM NA SUA PESSOA. APÓS A SUA VORAZ EXPOSIÇÃO, SOLICITOU QUE FIZESSEM PERGUNTAS E APRESENTASSEM SUGESTÕES. E ENTÃO INDAGUEI. MEU CARO.... CANDIDATO À DEPUTADO FEDERAL, POR FAVOR NOS DÊ A SUA IMPRESSÃO OU EXPLANE O QUE DIZ O PRIMEIRO ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

NATURALMENTE QUE FOI DE PROPÓSITO ESTA MINHA COLOCAÇÃO. E PIOR AINDA FOI A RESPOSTA. “NÃO É O MOMENTO DE SE DISCUTIR ESTE ASSUNTO”.

O BRASIL É O PAÍS QUE MAIS DETURPA AS ELEIÇÕES.

PARA UM PAÍS SÉRIO JAMAIS SE ENCONTRARIA EM TODA A SUA TRAJETÓRIO DEMOCRÁTICA, ALGO COMO “FICHA LIMPA”.

EXPOMOS-NOS AO RIDÍCULO, A UMA FRAGILIZAÇÃO MORAL JAMAIS VISTA. INUSITADA.

O MOMENTO ESTÁ A EXIGIR QUE OS POSTULANTES, DEMOCRATICAMENTE INDICADOS PELOS SEGMENTOS SOCIAIS, PARTIDOS E OU ORGANIZAÇÕES, APRESENTEM PELO MENOS UM ESTOFO CULTURAL QUE OS PERMITA LEGISLAR DE FORMA COERENTE E NÃO A REBOCO DOS LÍDERES OU DOS RÁBULAS DE GABINETES QUE OS INDUZEM A APROVAR ESTE OU AQUELE POJETO DE LEI. QUANTOS PARLAMENTARES EM TODA A HISTÓRIA REPUBLICANA ERAM OU SÃO SEMI-ANALFABETOS.

NÃO BASTA TER UMA VOTAÇÃO EXPRESSIVA, SER LÍDER SINDICAL, CLASSISTA OU NÃO PARA CONDUZIR E OPINAR OS DESTINOS DE UMA NAÇÃO COMO O BRASIL. MUITOS DELES, ELEITOS QUE FORAM PELO CLAMOR MOMENTÂNEO DESTE OU DAQUELE ACONTECIMENTO, MAS NO PARLAMENTO A SUA AÇÃO FOI NULA POR TOTAL.

NÓS BRASILEIROS, TEMOS A CONDIÇÃO DE EXIGIR DOS PARTIDOS E PARTIDÁRIOS, QUE SE FAÇA UMA SABATINA CULTURAL, MORAL E ATÉ PSICOLÓGICA, PARA DISPUTAREM CARGOS ELETIVOS.

NO DIA A DIA, TEMOS TIDO A INFELIZ OPORTUNIDADE DE RECEBERMOS “SANTINHOS” DE CANDIDATOS CUJA TRAJETÓRIA É TÃO OBSCURA E NEFASTA QUE FICAMOS A PERGUNTAR: O QUE LEVA UM PARTIDO A ENDOSSAR ESTA CANDIDATURA?

MAS O EMBRÓLIO ELEITORAL, NÃO SE RESUME NA EXIGÊNCIA DE UM NÍVEL EDUCACIONAL E CULTURAL AO CARGO A SER POSTULADO.

POLÍTICOS CULTOS, GRADUADOS EM NÍVEL SUPERIOR, EMPRESÁRIOS, INDUSTRIAIS TAMBÉM SE IGUALAM AOS QUE POR ESTA OU AQUELA RAZÃO, NÃO SÃO DOTADOS DESTAS QUALIDADES. MAS O QUE FAZEM TAIS POLÍTICOS BAFEJADOS PELO DESTINO E ATÉ POR CIRCUNSTÂNCIAS APRESENTAREM UM NÍVEL INTELECTUAL MAIS ELEVADO?

SIMPLESMENTE, DEFENDEM SEUS INTERESSES PARTICULARES OU DE GRUPOS ECONÔMICOS QUE FINANCIARAM SUAS CAMPANHAS.

UM EMINENTE POLÍTICO DO OESTE PARANAENSE, ELEITO DEPUTADO FEDERAL, É O QUE MAIS AUSÊNCIA APRESENTA NOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL. PERGUNTADO DA RAZÃO DE TANTAS FALTAS, RESPONDEU QUE ESTAVA TRATANDO DE INTERESSES DA REGIÃO. OBIVIAMENTE QUE A REGIÃO DA QUAL TRATAVA DE INTERESSES, ERA COINCIDENTEMENTE ONDE SUAS FAZENDAS, SUAS INDÚSTRIAS E REVENDAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS SE ENCONTRAM. MAS E OS INTERESSES?

EM GERAL SÃO DEFENDIDOS NAS DIRETORIAS DO BANCO DO BRASIL, DO BNDES, CAIXA ECONOMICA PARA LIBERAR VERBAS COM JUROS DIFERENCIADOS, CARÊNCIAS MAGNIFICIAS E PRAZOS A PERDER DE VISTA. VOLTADOS É LÓGICO PARA SEUS INTERESSES.

E OS ELEITORES?

A ESTES RESTA ESPERAR NOVAS ELEIÇÕES, GANHAR UMA OU DUAS CAMISETAS, UM BONÉ, UM JOGO DE CAMISAS PARA O TIME DE FUTEBOL, UMA CHURRASCADA E QUEM SABE UM PAR DE DENTADURAS. COM UM PEQUENO DETALHE. SERÁ ENTREGUE A DENTADURA DE BAIXO. A DE CIMA SERÁ ENTREGUE SE O TAL POLÍTICO FOR ELEITO..

NÓS ELEITORAS E ELEITORES TEMOS A OBRIGAÇÃO DE EXIGIR DOS PARTIDOS MAIOR COERÊNCIA NA ESCOLHA E ABONO DE SEUS CANDIDATOS.

NÓS ELEITORAS E ELEITORES TEMOS O DIREITO DE EXIGIR DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, UMA SABATINA COM OS MÍNIMOS REQUISITOS MORAIS, CULTURAIS, EDUCACIONAIS E ATÉ FINANCEIROS AOS QUE PRETENDEM NOS REPRESENTAR NO CONGRESSO BRASILEIRO.

CASO CONTRÁRIO TEREMOS UM FUTURO NADA PROMISSOR...

ROMÃO MIRANDA VIDAL
Enviado por ROMÃO MIRANDA VIDAL em 24/08/2010
Código do texto: T2456618