ANOTA AÍ

As anotações antigamente eram feitas em cadernetas pequeninas, Parece que nessa época as pessoas não tinham muitas coisas para anotar. Os donos de mercearias muitas vezes anotavam as dívidas de seus clientes em papel de pão. Papel de pão? O que é mesmo papel de pão?

Papel de pão era um papel de cor escura, que se embrulhavam os pães nas padarias e que foram substituídos depois pelas sacolas plásticas. Procurei no google a composição deste papel para enriquecer com mais detalhes o leitor que nunca ouviu falar neste tipo de papel, porém, não encontrei nada que se referisse a ele, apesar de ter encontrado uma infinidades de tipos: papel alcalino, couchê, offset, de seda, vegetal, papel sulfite, reciclado, etc.

Bom, mas o que eu quero dizer mesmo é que depois vieram as agendas maiores, mais bonitas e sofisticadas, com mais folhas próprias para as inúmeras anotações de compromissos, reuniões, eventos que o homem moderno se submete. Hoje, também, substituídas pela agenda eletrônica. De uma forma ou de outra, as anotações sempre existiram e continuaram existindo. Com agenda ou sem agenda todo mundo tem muitas coisas para anotar. O computador serve de registro para guardar datas, anotar compromissos ou lembretes que não se quer e nem se pode esquecer. Confiar na cabeça, jamais. A memória do homem moderno se reserva para coisas mais importantes: raciocinar, pensar, produzir, criar, inventar, planejar.

Algumas anotações são bizarras. As pescas, as colas, dos estudantes, são encontradas, na palma da mão e até nas coxas. Para fazer uso dela tem que se levantar a saia de forma discreta e impercebível. Pode ser uma coisa dessas?

Minha tia Nazaré, tinha a mania de anotar aniversários. No seu caderninho estavam registradas a data da mudança de idade do Presidente da República, da Lady Dayana e outras personalidades importantes. Ela me avisava a data dos aniversários de todos meus amigos. Por isso mesmo eu sempre era a primeira a parabeniza - los, enviar rosas, chocolates acompanhados de meus votos de felicidades.

As pessoas educadas sempre parabenizam seus amigos em datas especiais. É bom para quem envia a mensagem e para quem recebe. Mas para não esquecer as datas a gente tem que anotar. Tem que anotar as datas importantes para não deixar “passar batido” como se diz popularmente. Cumprimentar é elegante e gratificante. É bom a gente fazer feliz pessoas queridas, um simples cumprimento já é alguma coisa.

No próximo mês, setembro, a gente tem uma porção de datas para comemorar. O dia 07 de setembro é o dia da Independência do Brasil, está anotado no calendário como feriado nacional. Em muitas cidades os colégios desfilam marchando pelas ruas para festejar essa data. Também no mês de setembro, no dia 08, é o dia que a Igreja Católica festeja a natividade de Nossa Senhora. Na minha cidade esta data é anotada no calendário da Prefeitura Municipal como "Dia Santo" de guarda, dia da nossa padroeira Nossa Senhora da Graça. Coincidentemente eu também nasci nesse mesmo dia (08 de setembro). Anota aí, quem sabe você lembre de mandar um abraço, uma mensagem.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 25/08/2010
Reeditado em 25/08/2010
Código do texto: T2457804
Classificação de conteúdo: seguro