PROPAGANDA

Propaganda significa tornar pública. Dar publicidade. Em Portugal publicidade e propaganda são usados como sinônimos. No Brasil o termo publicidade está relacionado a propaganda exclusivamente de cunho comercial, enquanto a propaganda tem mais amplitude, refere-se a qualquer tipo de comunicação tendenciosa, como por exemplo, as campanhas eleitorais que neste momento estão muito presentes em virtude das eleições em outubro próximo.

Estamos obrigadas a ver e escutar comerciais na televisão, no rádio, nos jornais de forma tão insistente que às vezes ficamos irritados com o abuso, que tolhe a nossa liberdade Por outro lado, quando o comercial é bom, ele marca. A gente nunca esquece. Quem não lembra daquele que dizia assim: “B, A – BA, B, E - BE – Bi ó Tônico Fontoura”. Nesta época estas propagandas eram chamadas de reclame. Hoje quando se usa essa palavra “reclame” a gente pensa logo no verbo reclamar, porque como sinônimo de propaganda, comercial, publicidade está em desuso.

Quando se atrela modernamente a palavra reclame a propaganda é no sentindo de dizer ao cliente: “Reclame se a propaganda é enganosa”. O que não falta hoje em dia é a propaganda que procura ludibriar, iludir os clientes. Propaganda apelativa a gente agüenta até três ou quatro minutos, mas cinqüenta? Eca! É demais.

Ainda tem as mensagens publicitárias musicadas com refrão repetitivo, os Jingles, que ficam impregnados na nossa cabeça e a gente acaba cantando sem querer. Quem se lembra daquele que dizia assim “Varre, varre vassourinha, varre a bandalheira, que o povo está cansado de viver dessa maneira”.

Se não me engano essa vassourinha começou a varrer pelos anos de 1960 quando Jânio foi eleito a Presidente da República. Talvez essa vassoura seja pequena e frágil porque não deu conta de limpar as fichas que ainda hoje rolam por ai e sujas.

As propagandas políticas são necessárias e seriam bem receptivas se oferecesse as informações que o eleitor precisa, para escolher seu candidato. O modelo atual precisa ser repensado. No dia 03 de outubro de 2010 temos que fazer escolhas certas ao indicar os nossos votos para a escolha do Presidente da República, Deputado e Senador. Enquanto não chega esse grande dia, tomes propaganda! Fazer o quê?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 26/08/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2459850
Classificação de conteúdo: seguro