SALÃO

Salão a gente sabe que é uma sala grande, mas esta sala grande pode concentrar inúmeras atividades. Alguns salões são de arte, outros de beleza, outros de literatura, outros de negócios. As mulheres visitam semanalmente o “Salão de Beleza”. Os homens gostam de visitar “Salão de automóveis, Salão de negócios”. Os escritores e amantes da leitura dão preferência ao “Salão de Livros”. E quem não gosta de dançar num “Salão de Festas”?

O Salão de livro é sempre um grande evento que reúne escritores renomados, que ministram palestras culturais para grandes auditórios constituídos de jovens, estudantes e de todos que amam as letras. É o local onde os livros de autores da terra e de outros estados encontram-se expostos em estandes com preço promocional no intuito de incentivar a leitura e formar novos leitores.

No dia 07 a 16 de maio aconteceu o Salão de Livros de Guarulhos, do dia 31 de maio a 06 de junho aconteceu a oitava edição do Salão do Livro do Piauí - SALIPI, a vigésima primeira Bienal do livro realizou-se de 11 a 22 agosto de 2010. O segundo SALIPA – Salão do livro de Parnaíba aconteceu entre 19 a 21 de agosto de 2010. Anualmente outros encontros literários como a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e a Festa Literária Internacional de Paraty, brilham por este Brasil a fora.

A leitura amplia conhecimentos, enriquece nosso vocabulário, facilita a comunicação e auxilia na interpretação de fatos e acontecimentos. Foi com grande satisfação que vi o interesse dos jovens em participar do segundo SALIPA. Salgado Maranhão, poeta renomado no Brasil principalmente no Rio de Janeiro, onde ele reside atualmente, abriu o SALIPA com a palestra: “A construção de um escritor numa casa sem livros”. Enfatizou a importância do querer, do ser, de buscar independente do nível econômico e cultural. O seu exemplo de menino pobre, que sonhou um sonho impossível e que foi realizado fala mais alta do que as palavras. Entre suas inúmeras obras citamos: Mural dos Ventos, Solo de Gaveta, A Pelagem da Tigra, Sol Sanguíneo entre outros.

O Salão do Livro de Parnaíba – SALIPA foi um presente que Parnaíba ganhou o ano passado dia de seu aniversário, 14 de agosto. Este ano ele se repetiu mais forte, mais participativo, mais organizado, agregando mais valores, mais jovens, adultos, escritores e até crianças. Tenho participado intensamente desta festa cultural. O ano passado reapresentei meu livro:“Vou te Contar” e apresentei o livro de autoria do Bacharel em Direito Dante Ponte de Brito: “ A violação do Direito do Consumidor na internet”. Este ano fui mediadora na palestra de abertura de Salgado Maranhão. No próximo ano, já prometi me envolver muito mais. Porque esta é uma festa bonita, é bonita e é bonita.

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. (Carlos Drummond de Andrade).

Quem descobriu o gosto desta água e sabe busca-la na fonte tem o dever de convidar todos para esta festa que é bonita.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 27/08/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2461956
Classificação de conteúdo: seguro