E D U C A Ç Ã O

Após o fechamento de mais uma edição do jornal, resolvi tomar um cafezinho em uma lanchonete perto da redação. Com a vontade saciada, fui presenteado pela simpática dona do estabelecimento com um desses livrinhos de frases, pensamentos, etc. Voltei ao meu local de trabalho, acomodei-me para descansar e comecei a folhear um dos livrinhos.

As páginas iam sucedendo-se com frases e pensamentos de autores conhecidos, outros nem tanto, mas, de repente, aparece uma jóia em forma de sabedoria. “Se os teus projetos forem por um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se for para cem anos, educa o povo”. Sem autoria. Apenas, um provérbio chinês!

Comecei a refletir sobre o assunto e lembrei-me de meu saudoso e querido pai. Certo dia, ele me disse: “Se você quiser progresso em uma nação, dê ao povo saúde, habitação e educação”. Nunca duvidei das palavras de meu pai, pois eu mesmo já havia percebido isso com o passar dos anos e a profissão de jornalista. Apenas, confirmei o fato!

De volta à realidade, após divagar pelas sábias palavras de meu pai e do provérbio chinês, chego a uma crua conclusão. Enquanto nossos políticos não mudarem radicalmente sua postura perante a nação, nós continuaremos sendo um povo sem saúde, sem casa e sem educação.

Sim, a educação é a base de tudo. Então, vamos torcer para que nossos políticos sejam apenas, EDUCADOS!

José Aresta
Enviado por José Aresta em 27/08/2010
Código do texto: T2462754
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.