Quebra de sigilo fiscal de Barros e Serra - pelo dedo, pelo andar e pelos passos, se conhece aos anões...

Quebra de sigilo fiscal - pelo dedo e pelos passos, se conhece aos anões...

Quatro lideranças do PSDB tiveram o sigilo fiscal devassado na Receita Federal - um deles, é José Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDS e, editor da revista Primeira Leitura e, a quem o Partido dos Trabalhadores já havia tentando enxovalhar a honra. Um outro, é José Serra, Ex-deputado constituinte, ex-ministro do governo FHC, ex-prefeito da cidade de São Paulo, ex-governador de São Paulo e, agora, candidato à Presidência da República.

A quebra de sigilo fiscal foi perpetrada no sistema da Receita Federal, na cidade de Mauá-SP. Já se sabe o nome de todos os envolvidos. No entanto, a Receita Federal, a Polícia Federal ou o Ministério Público Federal não se mexem, como era de se esperar, no acontecimento de um crime em que está envolvido a violação de um direito constitucional, o uso da avassaladora máquina do Estado contra indivíduos indefesos, a corrosão de uma Instituição governamental e, enfim, o empobrecimento da cidadania e dos brasileiros - eis que, potencialmente, o mesmo crime que foi perpetrado contra os dois personagens acima citados, podem ser cometidos contra qualquer um de nós.

Todavia, é incrível e inaceitável, o cinismo com que a questão da quebra de sigilo bancário dos tucanos,vem sendo tratada pelo governo, Receita Federal, grande parte da imprensa, o Partido dos Trabalhadores, sua militância e, boa parte da população brasileira que tem acesso à informação.

É lamentável verificar que um órgão de natureza tão importante e com tanta responsabilidade seja usado e manobrado da forma como vem ocorrendo, para um motivo tão torpe quanto criminoso.

E me impressiona, que tantas pessoas riam ou fazem troça em relação ao caso, vez que o caso de evasão ilícita de informações de certas pessoas, por conta de sua identificação com determinado partido ou, classe social, ignorando que, cada um dos brasileiros perderam com neste acontecimento, em que coincidiram condutas criminosas, a destruição da credibilidade de uma instituição, em nome do vale-tudo proposto pelo PT, pois ficamos mais pobres e indefesos, em relação a direito garantido constitucionalmente.

De fato, diante da virtual impossibilidade de impedimento de utilização da máquina governamental pelos governo e partidários do PT para finalidades ilícitas e bossais - como por exemplo, tentar manchar e destruir àqueles que consideram líderes e pessoas que reputam (pelos motivos mais diferentes) como inimigos, tendo também o intuito de intimidar a muitos outros, os indícios é de que estamos caminhando para um beco que parece sem saída!...

...Pois, não falta apoio para este tipo de iniciativa e propostas, no Brasil atual. Um simples acesso aos blogs "a favor" e, as áreas de comentários de notícias dos portais e sites da Internet deixam isso bastante claro.

Neste caso, se pode dizer que, pelos dedos, pelo crachá, pela ficha de filiação e, pelos passos, se conhecem a todos os anões envolvidos.

De fato, essa gente que se agiganta em práticas que decorrem da visão torpe do processo político, em contraste com os direitos e garantias individuais inscritas na Constituição Federal, pode se lançar a tais práticas, não se importa em descer à baixeza da manipulação do noticiário e na prática da mentira deslavada, para tentar justificar-se, depois.

Me dá uma sensação estranha - horror ou, francamente, desolação - ver todo o empenho na luta pela redemocratização, pela reforma do Estado e, modernização do país, realizados a partir da Constituinte, para chegar ao ponto em que, todo aquele ambiente de direitos e garantias individuais, de funcionamento regular e controlado do governo e das suas instituições vão sendo paulatinamente erodidos, postos em cheque e, inviabilizados, em nome da sanha de poder e, projeto de poder de uma única agremiação partidária.

Os néscios, os espertalhões e, os oportunistas - sempre úteis, alegam, nestas situações, que o suposto interesse ou benefício da maioria da população não estava envolvido, ou que este estava, em oposição e ofensa do direitos de uns poucos, de gente da "elite".

O raciocínio de fundo contido nesse comportamento de manada é tão simples quanto estúpido: "Essa gente faz parte da "elite", que foi sempre privilegiada. Agora, chegou a vez de pagarem a conta e, enfim, de termos a nossa própria oportunidade". Quer dizer que, alguém supostamente detinha privilégios espúrios e condenáveis no passado. Agora, a despeito de condenáveis, tais privilégios serão explorados ou exercidos por uma entidade partidária, supostamente em nome de gente espoliada. Ou seja, o estado de coisas não muda, mudam somente os agentes.

Acontece que, no caso em tela, o que perseguem é o eficiência, o sucesso e a moral de pessoas certas e determinadas - como nos piores dos governos que existiram na terra, aí incluídos os nazistas e socialistas.

Alegações de pé quebrado iguais a esta viraram uma espécie de feitiço, aplicável em todas as situações, quando o caso é de justificar as ações dos governos petistas - até mesmo quando o caso é de inversão da função e uso da cueca.

Nesse sentido, é preciso lembrar que, a despeito da perseguição covarde e de um processo judicial oriundo de uma denúncia petista, nada foi encontrado que desabonasse a figura ou a passagem de José Mendonça de Barros, na direção do BNDS (pelo contrário, na sentença, o magistrado deixou bem claro que havia naquele processo indícios claríssimos de litigância de má fé). E não consta que ele, ou o PSDB tenham tentado ir à forra, procurado vindita, pura e simples.

Pois bem, vamos a um exemplo contrário: a empresa de informática do filho do Presidente da República (que nunca produzira nada de concreto), recebeu, certo dia, um depósito de R$ 10.000.000,00, que partiu do conglomerado de empresas de Daniel Dantas, entre as quais a Oi!. Tempos depois, ocorreu uma mudança na legislação para permitir que a OI! engolisse a Brasil Telecom e iniciasse um processo de concentração de capitais e empresas, no setor de telecomunicações. O presidente da república jamais se manifestou publicamente a respeito - e, que eu saiba, por conta de tal fato, a oposição não tentou obter dados sigilosos da vida fiscal e financeira do empresário sortudo para fins de exploração meramente política, ainda que fosse dever dos partidos de oposição ao governo investigar e denunciar os fatos.

Quer dizer, no estado de coisas atual, quem mais deve, mais cobra. Quem mais se alopra, mais acusa, a respeito de irregularidade. É o que chamam em política de "samba do crioulo doido"!

A coisa chegou a um patamar estranho, nos últimos tempos, que, depois de cometer seguidos crimes para perseguir e, injuriar a oposição, o PT e o governo federal acusa a oposição de conspiração e, pede até indenização, por conta do efeito dos crimes, perseguições e injúrias cometidas.

É de domínio público que o feitiço pode virar contra o feiticeiro. O que muitos se esquecem é que, antes disso, ele costuma se tornar tão usado e vulgar que, mais dia, menos dia, acaba atingindo seriamente aos próceres e acólitos - supostos endereçados ou beneficiados da feitiçaria...

É possível desmontar uma máquina de poder assim? Talvez. Mas, tal missão exige um pouco mais do que palavras frouxas, indecisão em relação ao papel de oposição ou, modéstia quanto às metas e medidas e serem adotadas.