A LUA

Olho para o céu bordado de estrelas. Nele a lua, o luar por toda a imensidão. Indago a mim mesmo se esta lua é vista por ti e por esta enorme multidão. Lua cintilante, prateada e brincalhona, às vezes aparece tão escancarada, brinca com a gente e logo se esconde para surgir ainda mais exuberante.

A lua todo mundo olha. Os apaixonados a procuram no céu. Os pescadores no calendário para saber da maré. Ela é principal responsável pelos seus efeitos. Os agricultores se preocupam com as fases da lua porque cada uma dela é ideal para determinada plantação.

As mulheres procuram a lua nova para cortar o cabelo e ficar volumoso, a lua crescente para o cabelo crescer rápido. Quem quer deixá-los mais forte corta o cabelo na lua cheia. Quem tem doido em casa também fica atento às fases da lua. Quando ela está fina dizem que mexe com o juízo das pessoas e quando está cheia mexe com o coração dos românticos.

Em 1961 Yuri Gagarin passeou no espaço sideral procurando decifrar os seus mistérios. Neil Armstrong em 1969 chegou a caminhar na lua. Mas nenhum deles desvendou seus encantos, sua magia. Por enquanto ninguém mais está a importuná-la, porque a última missão tripulada norte - americana enviada até lá foi a Apollo 17 em dezembro de 1972. Apesar de todos os esforços ela não foi desmistificada, seus mistérios não foram revelados ela continua magistral. Enquanto tem gente pedindo a lua pão com farinha para dá a seus pintinhos que estão presos na cozinha tem gente afirmando que ela é, é, é dos namorados. Outros ficam a admirar o luar cair sobre a mata como uma chuva de prata.

Abro a janela e não a vejo mais. Lua, onde estas agora neste instante? Escondida entre as nuvens ou já te recolhestes ao casulo até a próxima aparição? Lua, inspiração dos poetas, inquietação dos apaixonados, seja mensageira de meus versos. Leva meu recado pra quem nunca mais ouviu falar de mim. Testemunha meu amor incondicional e diz que um forte sentimento não se acaba assim.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 30/08/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2467576
Classificação de conteúdo: seguro